UOL Notícias Tecnologia
 

Campus Party 2010

29/01/2010 - 07h30

Casal ''teen'' gerencia no Brasil empresa para resfriar computadores de alto desempenho

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
  • Arquivo Pessoal

    Cássio Alvarenga, 19, e a namorada Emanuelle Santos, 17, na Campus Party 2010

Cássio Alvarenga, 19, é mineiro e fala como palestrante profissional. Em sua apresentação, realizada no último dia 27 na área de modding da Campus Party, discorreu com propriedade sobre itens como block, radiador, mangueiras e bomba. Não, ele não é mecânico de automóveis, mas empresário e o único que fabrica comercialmente water coolers (refrigeradores de componentes do PC à base de água e aditivo) no país. Para gerenciar a empresa, ele conta com a ajuda da namorada Emanuelle Santos, 17.

Os water coolers são geralmente usados em computadores que exigem alto desempenho (servidores e estações que trabalham com imagens) e refrigeram componentes como processadores, HD, memórias, chipset, placa-mãe e outros componentes.

Aos 17 anos, Cássio resolveu montar o seu próprio sistema de water cooler e publicou imagens em um fórum especializado. A partir disso, Cássio começou a receber encomendas de todo o país. “No começo era precário, mas depois as coisas foram melhorando”.

Inicialmente, o empresário usava os instrumentos da oficina do pai para a produção dos sistemas, porém, com o tempo, Cássio conseguiu até comprar um torno. Para se ter idéia, um desse custa cerca de R$ 12 mil. O kit básico para water cooler que ele vende, através da sua empresa, a Pollar Water Cooler, sai por cerca de R$ 399.

  • Guilherme Tagiaroli/UOL

    Cássio Alvarenga durante palestra sobre water cooler na área de modding na Campus Party

Porém, ele não faz tudo isso sozinho. Sua parceira nos negócios é a namorada Emanuelle Santos, 17. Ela é responsável por toda parte burocrática do negócio: empacota encomendas, responde e-mails, cuida da compra de matéria-prima, entre outras funções.

“Acredito muito nele. Acho muito bacana o fato de ele ter começado um negócio tão novo. Ele tem muita força de vontade”, disse Emanuelle. Questionada se essas características ajudaram na conquista (aliás, eles estão juntos há pouco mais de cinco meses), ela respondeu: “Não foi só isso, mas indiretamente sim”.

Futuro
Com o fim da Campus Party e a volta à normalidade em Belo Horizonte, Cássio e Emanuelle ingressarão na faculdade. Ele cursará engenharia mecânica, enquanto sua namorada fará psicologia.

Além disso, o casal já tem até planos para formalizar o relacionamento. “Ele disse pra mim que a gente iria noivar ainda este ano, mas a data vai ser surpresa, quando eu menos esperar”, comentou Emanuelle.

Cássio prospecta que seu empreendimento só crescerá daqui uns 5 ou 6 anos, devido a uma lei inventada pelo ex-engenheiro da Intel, Gordon Moore, conhecida como lei de Moore: “O poder de processamento dos processadores dobram a cada 18 meses”. Logo, “se cresce a capacidade de processamento, aumenta o calor. Aí que entra meu produto”, finalizou o empresário.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host