- Informações sobre o álbums
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- editoria:Dicas
- galeria: Pop art
- link: http://tecnologia.uol.com.br/album/20101118_photo_lichtenstein_album.htm
- totalImagens: 54
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- timestamp: 20120515164218
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- Fotos
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- O artista plástico novaiorquino Roy Lichtenstein foi um dos maiores expoentes da pop art na década de 60, com telas conhecidas por lembrarem muito desenhos de histórias em quadrinhos. O trabalho de Lichtenstein continua agradando: recentemente, a pintura "Ohhh...Alright..." foi <A HREF="http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/829020-obra-de-roy-lichtenstein-e-leiloada-por-us-426-milhoes-nos-eua.shtml" TARGET="_blank"> leiloada em em Nova York pelo valor recorde </A> de US$ 42,6 milhões (cerca de R$ 72,42 milhões). Se você quiser fazer um autorretrato com essa técnica (como a da imagem acima e de "Ohhh...Alright...") não vai precisar de todo talento de Roy, somente de uma forcinha do tutorial do <strong>UOL Tecnologia</strong>, baseado no Photoshop CS5. Confira<BR><BR><b>Por Luiz Fukushiro </b> Getty Images/Reprodução Mais
- Abra a foto que você deseja utilizar como base Reprodução Mais
- Crie uma nova camada no botão <strong>Add a New Layer (Criar nova camada)</strong>. Para facilitar, renomeamos a layer para <em>contorno</em>, já que é onde vamos fazer as linhas do desenho Reprodução Mais
- Para simular o efeito Lichtenstein, vamos utilizar as ferramentas <strong>Pen (Caneta)</strong> e <strong>Brush (Pincel)</strong>. Vamos configurar o pincel para que ele pareça um traço real. Para isso, selecione <strong>Window (Janela) > Brush (Pincel)</strong> Reprodução Mais
- Na janela que se abrirá, clique em <strong>Shape Dinamics (Dinâmica da Forma)</strong> (1). Confira se o controle <strong>Pen pressure (Pressão da caneta)</strong> está selecionado, mesmo que você não tenha um tablet. O preview deve estar similar ao (2). Não se esqueça de configurar a espessura do traço (3) e a cor (4). Para os contornos, vamos utilizar o preto Reprodução Mais
- Para fazer os traços vamos utilizar a <strong>Pen Tool (Ferramenta Caneta)</strong>. Cheque se está marcada a opção <strong>Paths (Demarcadores)</strong> na barra de opções Reprodução Mais
- Vá fazendo ponto a ponto de sua linha. Uma linha com diversos quadrados (cada um deles é um ponto) irá se formar. Se você for fera no mouse ou tiver uma tablet, pode usar também a <strong>Freeform Pen Tool (Ferramenta Caneta de Forma Livre)</strong> e desenhar os traços livremente. Essa ferramenta fica no submenu da <strong>Pen Tool (Ferramenta Caneta)</strong> Reprodução Mais
- Faça um traço de cada vez, como no exemplo acima. Fizemos um traço que contorna todo o lado esquerdo do cabelo Reprodução Mais
- Clique com o botão direito sobre o seu traço e selecione <strong>Stroke Path (Traçar Demarcador)</strong> Reprodução Mais
- Selecione <strong>Brush (Pincel)</strong>. Não se esqueça de clicar em <strong>Simulate Pressure (Simular Pressão)</strong>, o que dará o efeito de pincelada no traço Reprodução Mais
- Um traço preto se formará. Agora você pode deletar o path. Clique com o botão direito e selecione <strong>Delete Path (Excluir Demarcador)</strong> ou simplesmente aperte a tecla <strong>Delete</strong> do teclado Reprodução Mais
- Faça isso para os contornos e traços adicionais que você queira fazer. Uma boa é variar a espessura do pincel, para dar mais volume Reprodução Mais
- Para o contorno do rosto, vamos utilizar um pincel mais fino. Altere a grossura nas opções do pincel. Aqui, vamos usar 12 px. Para traçar, utilize o mesmo método já explicado para demarcar o cabelo Reprodução Mais
- A sobrancelha tem um método um pouco diferente. Contorne toda ela até formar um polígono fechado. Clique no botão direito, mas desta vez selecione <strong>Fill Path (Preencher Demarcador)</strong> Reprodução Mais
- Se a cor preta já estiver selecionada, somente escolha <strong>Foreground Color (Cor do Primeiro Plano)</strong> e dê <strong>Ok</strong> Reprodução Mais
- Apague o path. Faça o mesmo com a outra sobrancelha Reprodução Mais
- Para os olhos, é melhor primeiro desenhar o contorno da íris, com a <strong>Ellipse Tool (Ferramenta Elipse)</strong> (1). Depois de selecioná-la, clique em <strong>Paths (Demarcadores)</strong>, na barra de opções (2) Reprodução Mais
- Faça a circunferência dos olhos e siga a mesma instrução para os traços: <strong>Stroke Path (Traçar Demarcador)</strong> Reprodução Mais
- Com a <strong>Erase Tool (Ferramenta Borracha)<strong>, clicada no menu esquerdo, apague as partes que passaram das pálpebras Reprodução Mais
- Volte ao pincel. Faça a pupila Reprodução Mais
- Toque final: escolha a cor branca e um pincel menor. Faça uma bolinha branca por cima, para simular o reflexo da luz Reprodução Mais
- O contorno dos olhos exige paciência e sutileza nos cliques. Quem está acostumado com a <strong>Ferramenta Pincel</strong>, pode tentar fazer os traços diretamente. A dica aqui é fazer o contorno da borda dos olhos com a caneta, como fizemos com a sobrancelha, não esquecendo os cílios. Depois, dê um <strong>Fill Path (Preencher Demarcador)</strong>, clicando com o botão direito Reprodução Mais
- Faça o mesmo na parte de baixo. Depois, com o outro olho Reprodução Mais
- Boca e nariz seguem o mesmo princípio dos traços: caneta e traçar demarcador Reprodução Mais
- Acessórios, roupas, enfim, tudo que você quer que entre na imagem deve receber um contorno. Não se preocupe em ser muito similar com a foto nesses detalhes. O que importa é que pareça natural de um desenho. As ferramentas de desenho (elipse, quadrado, linha) podem ajudar Reprodução Mais
- Tudo pronto? Dê uma checada final, escondendo o layer da foto e deixando visível apenas os contornos que você fez, clicando no "olhinho" indicado pela seta Reprodução Mais
- Agora é hora de dar a cor. Vamos criar uma nova camada, que aqui vamos chamar de <b>preenchimento</b>. Ela deve ficar entre o <b>Background (Plano de Fundo)</b> e a camada <em>contorno</em>. Se isso não ocorrer, arraste-a para o local correto Reprodução Mais
- Vamos primeiro pintar o rosto. Para seguir o estilo Lichtenstein, vamos usar retículas, que são pequenos pontos que dão ilusão de cor. O artista pintava um por um, mas aqui não precisamos fazer isso. Vamos selecionar primeiro a área a ser pintada, com a <strong>Lasso Tool (Ferramenta Laço)</strong> Reprodução Mais
- Contorne a área aproximada do rosto, arrastando o mouse. Não precisa ser muito exato, depois vamos apagar o que sair do contorno Reprodução Mais
- Crie um novo documento em <strong>File (Arquivo) > New (Novo)</strong>. Na janela de opções, faça uma imagem de 15 por 15 pixels. Dê <strong>Ok</strong> Reprodução Mais
- Selecione a ferramenta pincel com 8 px e a cor vermelha. Faça apenas um ponto, como na imagem Reprodução Mais
- Vá em <strong>Edit (Editar) > Define Pattern (Definir Padrão)</strong> Reprodução Mais
- Dê um nome ao seu padrão. Aqui, vamos chamá-lo de <b>pele</b>, já que será para dar o tom do rosto Reprodução Mais
- Volte a sua imagem original. Clique em <strong>Edit (Editar) > Fill (Preencher)</strong> Reprodução Mais
- Selecione em <strong>Custom Pattern (Padrão Personalizado)</strong> o padrão que você acabou de criar. Dê <strong>Ok</strong> Reprodução Mais
- Toda a área selecionada receberá pontinhos vermelhos, dando a impressão da cor rosa. Se achar os pontos muito grandes ou muito pequenos, altere o tamanho da imagem da retícula vermelha e recrie-o utilizando os mesmos passos Reprodução Mais
- Vá em <strong>Select (Selecionar) > Deselect (Cancelar Seleção)</strong> Reprodução Mais
- Selecione uma cor para o cabelo. Para facilitar, você pode usar a <strong>Eyedropper Tool (Ferramenta Conta-gotas)</strong> (1). Com o pincel, pinte toda a área do cabelo. Cuidado para não passar a área do rosto Reprodução Mais
- Com a borracha, apague a área branca do olho Reprodução Mais
- Esconda a camada do preenchimento e selecione uma cor para o olho. Se quiser, utiliza o <strong>Eyedropper Tool (Ferramenta Conta-gotas)</strong>. Volte a exibir a camada e pinte o olho com o pincel Reprodução Mais
- Faça o mesmo com o outro olho, a boca, os acessórios e a roupa Reprodução Mais
- Agora é a vez do fundo. Crie uma nova camada sobre o <strong>Background (Plano de Fundo)</strong> Reprodução Mais
- Escolha uma cor bem viva, no melhor estilo Lichtenstein, e com a <strong>Paintbucket Tool (Ferramenta Balde de Tinta)</strong> pinte a camada Reprodução Mais
- Agora o acabamento. Note que a imagem já está bacana, mas está muito plana. Vamos então dar um volume com retículas, aquelas bolinhas pretas que simulam áreas mais escuras. Clique com o botão direito na camada do fundo e selecione <strong>Duplicate Layer (Duplicar camada)</strong> Reprodução Mais
- Arraste a nova camada para cima. Aqui a renomeamos para <em>retículas</em>, para ficar mais fácil de ser encontrada Reprodução Mais
- Vá em <strong>Image (Imagem) > Adjustments (Ajustes) > Desaturate (Remover Saturação)</strong>. Isso vai deixar a imagem em preto e branco Reprodução Mais
- Agora, clique em <strong>Image (Imagem) > Adjustments (Ajustes) > Levels (Níveis)</strong> Reprodução Mais
- Vamos aumentar o contraste da imagem. Puxe o marcador preto para a direita e o marcador branco para a esquerda (indicados pelas setas) até as áreas claras da imagem ficarem brancas e as escuras, bem pretas, como acima. Dê <strong>Ok</strong> Reprodução Mais
- Vá em <strong>Filter > Pixelate > Color Halftone</strong> Reprodução Mais
- Coloque 0 (zero) em todos os <strong>Channels (Canais)</strong>. No <strong>Max. Radius</strong>, vamos colocar 15. Dê <strong>Ok</strong> Reprodução Mais
- Veja o resultado. Se você achar que ficou satisfatório, continue. Se não, desfaça em <strong>Edit (Editar) > Step backward (Retroceder uma Etapa)</strong> e repita o processo, com um número menor (retículas menores) ou maior (para retículas maiores). Aplique <strong>Multiply (Multiplicação)</strong> no <strong>Blending Mode (Modo de Mesclagem)</strong> dessa camada Reprodução Mais
- O resultado é este acima. Repare que algumas áreas vão ficar muito poluídas com as retículas, em especial no rosto Reprodução Mais
- Para retirar o excesso, com a ferramenta borracha, apague onde achar necessário. Aqui, apagamos as do rosto e no colo, além das que ficaram para fora do contorno do cabelo Reprodução Mais
- Pronto! Agora é só salvar no formato desejado. Além de homenagear Roy Lichtenstein, você também aprendeu a criar padrões e desenhar a partir de fotos no Photoshop. Variando alguns efeitos é possível criar imagens bem divertidas Reprodução Mais
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