Informações sobre o álbums
  • editoria:
  • galeria:
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/2012/04/24/veja-como-editores-de-planilhas-em-tablets.htm
  • totalImagens: 40
  • fotoInicial: 1
  • imagePath:
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120424200000
    • Android [16862]; tablet [36650]; iPad [36649]; Dicas de tecnologia [50617]; Microsoft Office [16788]; Dúvida do leitor [53773]; Excel [16836]; App [16850]; Apple [13474];
Fotos
A leitora Adriana enviou uma mensagem perguntando como fazer fórmulas usando a planilha do Excel que tem em seu tablet. Apesar de não haver uma versão oficial do Office para tablet (algo que deve mudar com o Windows 8), há programas para Android e iOS que permitem editar planilhas. Para mostrar como fazer fórmulas e outros tipos de edições no tablet, escolhemos um programa de cada plataforma: o Kingsoft para Android (gratuito) e o Documents to Go para iPad (US$ 9,99; cerca de R$ 19 ); veja a seguir como usá-los para fazer fórmulas e formatações na planilha Arte UOL Mais
O editor de planilhas do pacote Kingsoft Office, para Android, é simples e pode ser bem útil para quem mantém uma planilha de gastos no tablet ou mesmo para fazer alterações em uma planilha já existente. Gratuito, o programa pode não ser muito amigável para o usuário que não tem conhecimento em planilhas e como elas funcionam. Quem já é acostumado ao Excel tira de letra. Veja a seguir algumas dicas para utilizar o programa Reprodução Mais
A página inicial do Kingsoft Office pede para o usuário escolher o tipo de arquivo que quer criar: um arquivo de texto, uma planilha ou uma apresentação. Nesse caso, escolha "Blank Spreadsheet" (ou planilha em branco) Reprodução Mais
Para inserir alguma informação nas células, basta dar um duplo toque sobre ela. Automaticamente,o programa mostrará o teclado para a inserção de dados. Caso o texto fique maior que o tamanho padrão da célula, é possível ajustar a largura. O usuário deve dar dois toques seguidos na intersecção entre as colunas. Com isso, aparecerão duas setas azuis (como mostrado na figura). É só arrastar para o lado conveniente (no caso, foi para a direita, pois a palavra Acessórios ficou pequena para o espaço da célula) Reprodução Mais
Soma: O Kingsoft Office permite que o usuário crie operações apenas colocando o sinal de igual para, em seguida, escolher as outras células envolvidas na conta e os operadores. Nos próximos slides será mostrado como somar os itens da tabela. O primeiro passo é digitar o sinal de "=" em frente à célula Total Reprodução Mais
Soma: Selecione a primeira célula da operação e tecle "+". Depois selecione a célula seguinte e, mais uma vez, o operador de soma Reprodução Mais
Soma: A seleção deve ficar como mostrado acima. O próximo passo é teclar enter no teclado do Android que, em seguida, o programa retornará a soma dos itens selecionados Reprodução Mais
Soma: E, por fim, o resultado da operação. É possível também utilizar um processo semelhante ao do Excel, que pode facilitar a vida de quem conhece o editor de planilha da Microsoft. Trata-se das fórmulas Reprodução Mais
Inserindo funções: Para acessar a área de fórmulas do Kingsoft Office, o usuário deve dar um toque no botão T, próximo à barra de digitação Reprodução Mais
Inserindo funções: Para abrir as opções de fórmula, toque na opção f(x) no teclado Reprodução Mais
Inserindo funções: As fórmulas ficam divididas por tipo de cálculo Reprodução Mais
Inserindo funções: Na área de funções, o programa exibe a sintaxe para uso (ou seja, como utilizar as estruturas) em inglês, o que pode dificultar a vida do usuário que não conhece a língua. Para repetir o que fizemos (somar itens de uma coluna), bastava escolher a função "SUM ()" Reprodução Mais
Inserindo funções: Na área de fórmulas, a título de exemplo, foi escolhida a função Average (que mostra o valor médio entre números indicados) Reprodução Mais
Inserindo funções:Na sequência, selecione os números que você quer envolver no cálculo da média e, em seguida, aperte a tecla enter Reprodução Mais
Inserindo funções:Acima, a fórmula retornou o valor da média entre os números Reprodução Mais
Formatação: O processo de formatação na planilha é bem simples e usual para quem usa o Excel. Para alterar algo, na maioria das vezes, é só selecionar e ir até o menu com recursos. Para mudar o tamanho das células, por exemplo, selecione a área, toque em Fonts e mude de tamanho na opção Font Size Reprodução Mais
Formatação: Para a formatação de números, o Kingsoft Office tem poucas opções. Um exemplo desse "problema" é que não foi possível, por exemplo, colocar o símbolo nativo da moeda -- só mostra um cifrão e pronto Reprodução Mais
Recursos do aplicativo: Após salvar um arquivo, o programa mostra uma interface, que lembra uma vitrine. Nela ficam os últimos arquivos gravados. O programa permite além de anexar um e-mail, enviar os arquivos para serviços na nuvem Reprodução Mais
Recursos do aplicativo: O Kingsoft Office é compatível com Dropbox, Google Docs e o Boox.net Reprodução Mais
O Documents to Go é um programa disponível para várias plataformas de dispositivo móvel -- no exemplo, usamos o programa com o iPad. A versão mais simples dele (que custa US$ 9,99) consegue abrir e editar arquivos do Word e do Excel. Ele até abre apresentações do Power Point, mas não as edita. Veja a seguir como funciona os recursos de planilha do Documents to Go Reprodução Mais
O programa traz alguns arquivos de modelo para o usuário. Para criar um novo, basta dar um toque no botão no lado direito inferior indicado pela seta Reprodução Mais
Para começar uma nova planilha, escolha a opção MS Excel Document. Nesta mesma área é possível criar um e-mail com arquivos do Docs To Go Reprodução Mais
A estrutura do Docs to Go lembra muito a do Excel. Como no programa para Android, o programa já supõe que o usuário saiba mexer na versão para desktop do Excel -- os programas podem não ser muito intuitivos para quem não conhece o editor de planilhas da Microsoft. Para selecionar, basta dar um toque sobre a célula. Para editar, só é necessário dar dois toques sobre a célula que o teclado aparecerá e a caixa de texto será selecionada Reprodução Mais
Soma: Como no Excel, o Docs to Go permite fazer "fórmulas" na mão. Basta colocar o sinal de igual "=" em uma célula e, em seguida, selecionar os números para realizar alguma operação - no caso da imagem, foi feito uma soma Reprodução Mais
Soma: Depois de montar a operação, tecle retorno (no teclado do iPad) e o resultado aparecerá Reprodução Mais
Formatação: O Docs to Go permite, como no Excel, selecionar várias células ao mesmo tempo. Para isso, selecione uma e depois dê um duplo toque sobre ela arrastando-a até o ponto escolhido. Apesar de parecer simples na teoria, a tarefa se mostrou bem difícil de realizar no iPad Reprodução Mais
Formatação: As opções de formatação estão todas localizadas na parte inferior do aplicativo. Para deixar a informação de uma célula em formato de dinheiro, basta selecioná-la, acessar as opções de formatação e tocar no botão "$" Reprodução Mais
Formatação: Para mudar a cor de fundo da tabela selecionada, escolha Highlight Color. Em seguida, aparecerá uma paleta de cores para que o usuário escolha a que quiser Reprodução Mais
Inserindo funções: O Docs to Go conta com várias fórmulas do Excel. Apesar de na imagem acima as informações estarem em inglês, é possível alterar para português mudando o idioma do iPad. O interessante é que o programa também mostra a sintaxe das fórmulas. Por exemplo: para calcular a taxa de amortização é utilizada a fórmula AMORT (custo; recuperação; vida útil) Reprodução Mais
Inserindo funções: Dentre as fórmulas do programa foi escolhida a de soma (SUM) Reprodução Mais
Inserindo funções: O próximo passo é escolher as células que se quer somar Reprodução Mais
Inserindo funções: Após selecionar todas as células para a operação, toque na tecla enter ou retorno para exibir o resultado Reprodução Mais
Formatação:Outra função clássica do Excel, que o Docs To Go também tem, é o de configurar colunas e linhas. É possível congelar, esconder e a fazer o processo contrário Reprodução Mais
Formatação:Foi escolhida a função Hide Columns (Esconder colunas) na coluna que estava selecionada no slide anterior. A função serve para facilitar a leitura de certos dados em tabelas com muitos campos Reprodução Mais
Formatação:No menu Ferramentas, o usuário consegue ordenar células, fazer uma busca em uma planilha, limpar as células, ir para uma célula específica ou acionar o modo tela inteira Reprodução Mais
Formatação:Na imagem, o detalhamento das funções de ordenamento. Para utilizá-la, é necessário selecionar uma coluna e escolher se quer ordenar de modo crescente ou decrescente (especificada no campo Sort By) Reprodução Mais
Recursos do aplicativo:Para criar novas planilhas, o usuário deve dar um toque no item indicado pela seta Reprodução Mais
Recursos do aplicativo:O Docs To Go exibe as pastas de trabalho como se fosse uma galeria de imagens. Para acessar uma planilha, basta tocar no botão Edit localizado na parte superior do canto direito da tela Reprodução Mais
Recursos do aplicativo: Os arquivos criados e editados pelo Docs To Go a princípio ficam todos no tablet. No entanto, é possível sincroniza-los com serviços da nuvem. Para fazer isso, é necessário ir em Configurações (Settings) > Adicionar uma nova conta (Add new account) Reprodução Mais
Recursos do aplicativo: O programa suporta vários serviços como o Google Docs, o Dropbox e o iDisk (atual iCloud, da Apple) Reprodução Mais

Veja como utilizar editores de planilhas em tablets Android e no iPad

Últimos álbuns de Tecnologia



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos