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  • galeria: Aprenda a criar filtros para organizar informações nas colunas do Excel
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O Excel pode ser um grande aliado na hora de organizar informações. Imagine, por exemplo, que você tenha um buffet e queira listar dados referentes aos próximos eventos -- isso inclui informações como o nome dos clientes, o serviço, o local, a data e o valor. Ao listar esses dados em colunas, é possível criar filtros que ajudem a organizar a informação de acordo com diferentes critérios, como o valor (do menor para o maior) ou a data do evento (a partir da mais próxima). Confira a seguir as explicações -- baseadas na versão 2007 do programa -- e aprenda como fazer Getty Images Mais
Abra o Microsoft Excel 2007 Reprodução Mais
Preencha as colunas da planilha com os dados necessários para organizar as informações. No exemplo: Cliente, Serviço, Local, Data do Evento e Valor R$ Reprodução Mais
Selecione a coluna de Valor R$. Vá até a aba Início, no grupo Números. Selecione <b>Formatar Células > Moeda > 2 casas decimais > Símbolo R$</b> e clique em OK Reprodução Mais
Selecione a coluna de Data do Evento. Vá até a aba Início, no grupo Números. Selecione <b>Formatar Células > Data > Tipo: 14/03/01</b> e clique em OK Reprodução Mais
Preencha as colunas de Cliente, Serviço, Local, Data do evento e valor R$ Reprodução Mais
Selecione toda a linha de títulos (linha 3, a linha que contém os títulos da planilha). Vá à aba <b>Início > Edição > Classificar e Filtrar > Filtro</b> e clique sobre esta opção Reprodução Mais
Ao lado de cada título, foi criada uma caixa de combinação -- indicada por uma setinha ao lado do título --, onde podemos filtrar os campos de cada coluna. Para isso, é só clicar sobre a seta Reprodução Mais
Podemos utilizar também critérios ou valores que não estão na lista, com a opção Personalizar Classificação. Primeiro selecione a planilha. Depois, vá até a aba <b>Início > Edição > Classificar e Filtrar > Personalizar Classificação</b> e clique sobre esta opção Reprodução Mais
Ao seguir os passos do slide anterior, a janela Classificar será aberta. Você poderá então escolher os critérios de filtros para sua planilha Reprodução Mais
Se clicar na seta ao lado do primeiro campo, <b>Classificar por</b>, você verá todos os títulos utilizados para compor a planilha. Exemplo: Cliente, Serviço, Local, Data do evento e valor R$ Reprodução Mais
Vamos selecionar um dos títulos para que possamos visualizar como utilizar a função de filtro. No exemplo foi utilizado o campo Serviço. O campo Classificar manteve a opção <b>Valores</b>, enquanto o campo Ordem ficou com a opção <b>De A a Z</b>. Em seguida, clique em OK Reprodução Mais
Perceba que os dados da planilha foram reordenados de acordo com os critérios escolhidos: tipo de serviço, por ordem de A a Z e pelo valor (do menor para o maior) Reprodução Mais
Vamos utilizar outro critério de filtro, mantendo os critérios utilizados anteriormente. Clique na seta ao lado do título Cliente. Uma caixa abrirá exibindo as possíveis classificações da coluna e também dos dados ela possui. Clique na opção <b>Filtros de texto</b> Reprodução Mais
Perceba que, ao clicar em filtros de texto, mais critérios poderão ser utilizados para o filtro. Exemplo: selecione o filtro <b>''é diferente de''</b> e clique sobre esta opção Reprodução Mais
Você verá a janela de Personalizar AutoFiltro, onde poderá definir o critério que deseja. Neste exemplo, queremos que o filtro seja feito na coluna Clientes de todo nome diferente de JAMES. Em seguida, dê OK Reprodução Mais
O Cliente James não aparece mais na lista de Clientes, porque a planilha selecionou todos os clientes que não tinham o nome James, conforme solicitado na opção Personalizar AutoFiltro Reprodução Mais
Caso queira voltar à planilha com todas as informações iniciais, clique novamente na seta ao lado do título Cliente. Quando a janela abrir novamente, selecione a opção <b>Limpar Filtro de Cliente</b> Reprodução Mais
A planilha voltará com as mesmas informações existentes antes de utilizar o critério de filtro. Ou seja: James está de volta Reprodução Mais
Os mesmos critérios podem ser utilizados para as demais colunas. Agora vamos exemplificar a coluna de Valor R$. Clique na seta ao lado do título Valor R$, e você verá uma caixa com as alternativas para classificar os dados da coluna (do menor número para o maior, por exemplo). Clique na opção <b>Filtros de Número</b>. Ao fazer isso, mais critérios poderão ser utilizados para o filtro Reprodução Mais
Vamos utilizar o filtro chamado <b>É Maior ou Igual a: </b>clique sobre essa opção. No exemplo, queremos na coluna Valor R$ todo valor maior ou igual a R$ 2.000,00. Dê OK Reprodução Mais
Perceba que agora só ficaram na planilha os itens conforme o critério definido anteriormente: todo valor maior ou igual a R$ 2.000,00 Reprodução Mais
Para limpar os filtros, basta selecionar a planilha, ir à aba <b>Início > Edição > Classificar e Filtrar > Limpar</b> e clique sobre esta opção Reprodução Mais
Depois de retirados os filtros, a planilha voltará ao formato inicial Reprodução Mais

Aprenda a criar filtros para organizar informações nas colunas do Excel

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