Informações sobre o álbums
  • editoria:Dicas
  • galeria: Fluxo de caixa mostra crédito e débito de empresa; veja como fazer no Excel
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/excel_fluxo_de_caixa_debito_credito_album.htm
  • totalImagens: 24
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://te.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120515164046
    • Microsoft Office [16788];
Fotos
Os leitores Diego e Osvaldo pediram ao <b>UOL Tecnologia </b> um tutorial de Excel que ensine a controlar o fluxo de caixa (quanto dinheiro entra e quanto sai de uma empresa). ''Alguma informações devem aparecer todos os meses (como aluguel). Porém, algumas informações aparecem no mês vigente, mas não aparecerão no mês seguinte. Como copio o fluxo inteiro, tenho de verificar quais contas posso excluir naquele mês, dificultando o uso da planilha'', relata Diego. Para simplificar esse controle, o <b>UOL Tecnologia </b>mostra a seguir o passo a passo de um modelo de fluxo de caixa, baseado na versão 2007 do Excel. <BR><BR> Se tiver dúvidas sobre Excel, envie um e-mail para <a href="mailto:uoltecnologia@uol.com.br">uoltecnologia@uol.com.br</a>, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial Reprodução Mais
Abra o Microsoft Excel Reprodução Mais
Vamos montar a estrutura da planilha. <A HREF="http://tecnologia.uol.com.br/album/100729-beabaexcel_album.jhtm#fotoNav=1" TARGET="_blank">Acesse este tutorial</A> para aprender o básico do Excel, como alterar a largura das colunas. Para eliminar linhas (como acontece na 29 e 30), você deve selecioná-las. Depois, clique com o botão direito do mouse, vá a <b>Formatar células > Alinhamento > Mesclar células </b> Reprodução Mais
Selecione a coluna <b>Data</b>, vá até a aba <b>Início</b>, grupo <b>Números</b> e clique na seta circulada na imagem. Clique em <b>Formatar células > Data > tipo: 14/03/01 > OK</b> Reprodução Mais
Com as colunas <b>Débito </b>e <b>Crédito</b> selecionadas (na planilha há conta corrente e conta poupança), vá até a aba <b>Início</b>, grupo <b>Números</b>, clique na seta circulada na imagem. Clique em <b>Formatar células> Moeda > Casas decimais: 2 > OK</b> Reprodução Mais
Vamos começar a preencher a planilha com as informações para o fluxo de caixa. A primeira linha a ser preenchida todo mês é de Saldo Anterior, que será repetido mês a mês Reprodução Mais
Na célula <b>D29</b>, vamos colocar a soma do Débito - Banco XXX - Conta Corrente. Vá à aba <b>Início</b>, no grupo <b>Edição</b>, clique em <b>AutoSoma</b>. Caso o intervalo não seja selecionado automaticamente, você deve selecionar de D5 até D28. <b>Dê Enter</b>. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(D5:D28) <b> Reprodução Mais
Na célula <b>E29</b>, vamos colocar a soma dos Créditos - Banco XXX - Conta Corrente. Vá à aba <b>Início</b>, no grupo <b>Edição</b>, clique em <b>AutoSoma</b>. Caso o intervalo não seja selecionado automaticamente, você deve selecionar de <b>E5</b> até <b>E28</b>. <b>Dê Enter</b>. Depois de digitada a fórmula ficará assim: <b> =SOMA(E5:E28) </b> Reprodução Mais
Na célula <b>F29 </b>vamos colocar a soma do Débito - Banco XXX - Conta Poupança. Vá à aba <b>Início</b>, no grupo <b>Edição</b>, clique em <b>AutoSoma</b>. Caso o intervalo não seja selecionado automaticamente, você deve selecionar de <b>F5</b> até <b>F28</b>. <b>Dê Enter</b>. Depois de digitada a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(F5:F28) </b> Reprodução Mais
Na célula G29 vamos colocar a soma dos Créditos - Banco XXX - Conta Poupança. Vá à aba <b>Início</b>, no grupo <b>Edição</b>, clique em <b>AutoSoma</b>. Caso o intervalo não seja selecionado automaticamente, você deve selecionar de <b>G5</b> até <b>G28</b>. <b>Dê Enter</b>. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(G5:G28) </b> Reprodução Mais
Na célula <b>E30</b>, digite o sinal <b>= (igual) </b>, selecione <b>E29 (Crédito - Banco XXX - Conta Corrente) </b>, digite o sinal <b>- (menos) </b> e selecione <b>D29 (Débito - Banco XXX - Conta Corrente)</b>. <b>Dê Enter</b>. Depois de digitada a fórmula ficará assim: <b>=E29-D29</b> Reprodução Mais
Na célula <b>G30</b>, digite o sinal <b>= (igual) </b>, selecione <b>G29 (Crédito - Banco XXX - Conta Poupança) </b>, digite o sinal <b>- (menos) </b> e selecione <b>F29 (Débito - Banco XXX - Conta Poupança) </b>. <b>Dê Enter</b>. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>=G29-F29</b> Reprodução Mais
Pronto, a estrutura está montada. Agora vamos lançar as informações para sabermos o saldo no final do mês e como transportá-los para o mês seguinte Reprodução Mais
Perceba que todos os pagamentos estão em <b>Débito (-)</b>e todos os recebimentos em <b>Crédito (+)</b>. Ao fazer um depósito na poupança, você deve debitar o dinheiro do banco de origem, para que os saldos batam no final Reprodução Mais
Preencha a planilha conforme seus gastos e receitas Reprodução Mais
Para o mês seguinte, vamos copiar a planilha do mês de Janeiro. Segure a as teclas <b>CTRL+T</b> para selecionar a planilha toda e, depois, <b>CTRL+C</b> para copiar Reprodução Mais
Clique na PLAN 2 (circulada na imagem) e na célula A1. Digite <b>CTRL+V</b> (colar) e você verá então uma cópia de Janeiro Reprodução Mais
Apague agora as informações da planilha. Deixe, no entanto, as células de <b>Total de Débitos e Créditos </b>e <b>Saldo Mês Seguinte</b>, por causa de suas fórmulas Reprodução Mais
Na célula <b>E5 </b>da planilha Fevereiro, digite o sinal <b>= (igual) </b>e clique na aba <b>Janeiro</b> Reprodução Mais
A planilha de janeiro abrirá. Selecione a célula <b>E29 (Saldo Mês Seguinte - Banco XXX - Conta Corrente) </b>e <b>Dê Enter</b> Reprodução Mais
Na planilha <b>Fevereiro</b>, na célula <b>E5</b>, aparecerá automaticamente o saldo anterior referente ao mês de janeiro. Repita essa ação para os demais meses usando sempre o período anterior Reprodução Mais
O mesmo faremos para o Saldo Banco XXX - Conta Poupança: na célula G5 da planilha fevereiro, digite o sinal <b>= (igual) </b> e clique na aba <b>Janeiro</b> Reprodução Mais
Quando a planilha <b>Janeiro</b> abrir, selecione a célula <b>G29 (Saldo Mês Seguinte - Banco XXX - Conta Poupança) </b>. <b>Dê Enter</b> Reprodução Mais
Na planilha <b>Fevereiro</b>, na célula G5, aparecerá o saldo de anterior referente a janeiro. Repita essa ação para os demais meses usando sempre o período anterior Reprodução Mais

Fluxo de caixa mostra crédito e débito de empresa; veja como fazer no Excel

Veja mais:

Últimos álbuns de Tecnologia

UOL Cursos Online

Todos os cursos