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  • editoria:Dicas
  • galeria: Excel mostra se você deve horas trabalhadas para a empresa; veja como
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/horas_negativas_excel_album.htm
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  • timestamp: 20120515164232
    • Microsoft Office [16788];
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O <b>UOL Tecnologia </b>já mostrou aqui <A HREF="http://tecnologia.uol.com.br/album/calculo_horas_excel_album.jhtm" TARGET="_blank">como usar o Excel para calcular as horas extras trabalhadas durante o mês</A>. No entanto, muitos leitores consideraram a situação contrária e escreveram com a mesma dúvida: ''como saber se estou devendo horas para a empresa?''. Os slides a seguir, baseados na versão 2007 do Excel, ensinam como fazer este cálculo. Se tiver perguntas sobre programas do pacote Office, escreva um e-mail para <a href="mailto: uoltecnologia@uol.com.br">uoltecnologia@uol.com.br</a> Getty Images Mais
Abra o Microsoft Excel Reprodução Mais
Digite todos os campos que serão utilizados para o cálculo de horas: esta planilha simula um cartão de ponto para o controle das horas trabalhadas. Como sugestão, você pode preencher as colunas com as informações ''Data'', ''Dia Semana'', ''Entrada'' (hora), ''Saída Intervalo'' (almoço), ''Horas'', ''Retorno Intervalo'' (almoço), ''Saída'', ''Horas'', ''Total Horas por dia'', ''Mínimo de Horas/dia'', ''Extras/Débito'' Reprodução Mais
Vamos começar a preencher as colunas ''Dia'' e ''Dia Semana'' Reprodução Mais
Selecione as demais colunas: todas elas têm informações referentes a horas. Na Aba Início, vá até <b>Número > Formatar Células > Categoria: Hora > Tipo: 13:30</b> e clique em OK Reprodução Mais
Antes de começar a preencher a planilha, vamos criar uma solução para trabalhar com horas negativas no Excel. Para isso, clique no botão do <b>Office > Opções do Excel</b> Reprodução Mais
A janela Opções do Excel abrirá. Na aba Avançado, marque a opção ''Usar sistema de data 1904'' e clique em OK Reprodução Mais
Vamos agora começar a preencher a planilha com as informações. Digite a ''Entrada'' (hora), ''Saída Intervalo'' (almoço), ''Retorno Intervalo'' (almoço), ''Saída'' e ''Mínimo de Horas/dia'' Reprodução Mais
Na coluna ''Horas'' (célula E4, no exemplo acima), vamos aplicar uma fórmula para chegarmos ao total de horas trabalhadas por período. Digite = , selecione a ''Saída Intervalo'' (D4, no exemplo acima), digite o sinal de – (menos), selecione ''Entrada'' (C4) e dê Enter. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: =D4–C4 Reprodução Mais
Faremos no segundo campo de ''Horas'' (célula I4, no exemplo acima). Digite = , selecione a ''Saída'' (H4, no exemplo acima), digite o sinal de – (menos), selecione ''Retorno Intervalo'' (G4) e dê Enter. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: =H4–G4 Reprodução Mais
No campo ''Total de Horas por dia'' (célula J4, no exemplo acima), digite = , selecione ''Horas'' (E4), digite o sinal de + (mais), selecione a outra opção de ''Horas'' (I4) e dê Enter. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: =E4+I4 Reprodução Mais
No Campo ''Extras/Débito'', digite = , selecione ''Total Horas por dia'' (J4), digite o sinal – (menos), selecione ''Mínimo de Horas/dia'' (K4) e dê Enter. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: =J4–K4 Reprodução Mais
Nos campos de ''Horas'' (os dois deles), ''Total de Horas por dia'' e ''Extras/Débitos'', as fórmulas poderão ser arrastadas para as células de baixo. Para isso, clique no resultado da coluna ''Horas'' e, no canto inferior (circulado na figura), aparecerá um sinal de mais (+) Reprodução Mais
Quando aparecer o sinal de mais (+), é só clicar com o mouse sobre ele e descer até onde desejar. Assim, a fórmula será copiada para as demais células. Faça o mesmo procedimento nas colunas ''Total de Horas por dia'' e ''Extras/Débitos'' Reprodução Mais
Repare que alguns dias já estão preenchidos. Além disso, o campo ''Mínimo de Horas/dia'' está todo preenchido até o final do mês e o campo ''Extras/Débito'' encontra-se com valor negativo de –8:00 (isso porque os horários ainda não foram preenchidos e o Excel entende que você ainda deve essas horas para a empresa) Reprodução Mais
Agora é só continuar preenchendo a planilha com os horários diários de trabalho Reprodução Mais
Vamos aplicar uma AutoSoma para que, ao final do mês, você saiba se tem horas extras ou quanto deve de horas de trabalho para a empresa. Com a célula L35 selecionada (no exemplo), vá à aba <b>Início > Grupo Edição > AutoSoma</b>. As células que deverão ser selecionadas são de L4 até L34, que representam as horas trabalhadas a cada dia no exemplo deste tutorial. Dê Enter. Se quiser, você pode aplicar a AutoSoma nos demais campos Reprodução Mais
Pronto, planilha finalizada: no exemplo, o funcionário deve uma hora e vinte de trabalho. Esse controle pode ser feito mês a mês, para que você mesmo controle a quantidade de horas trabalhadas ou horas devedoras à empresa Reprodução Mais

Excel mostra se você deve horas trabalhadas para a empresa; veja como

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