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Fotos
Você pode criar em casa uma mesa que reconhece múltiplos toques. É possível usá-la para jogos interativos e também para comandar o computador, dando adeus ao mouse e ao teclado Ciete Silvério/UOL Mais
Ftir
Um dos tipos de mesa multi-toque é o Ftir (sigla para "frustaded total internal reflection"), que usa a reflexão frustrada do infra-vermelho para reconhecer o toque. Os LEDs que emitem o raio infra-vermelho são colocados na lateral da "tampa" da mesa. Os raios refletem nas paredes e, ao se colocar o dedo, essa reflexão é frustrada e o computador detecta o toque Ciete Silvério/UOL Mais
O LED infra-vermelho é o azul. Ao lado dele, outros leds de diferentes cores Ciete Silvério/UOL Mais
Uma alternativa mais fácil para criar uma mesa multi-toque para comandar o PC é usar um canhão de LEDs infra-vermelho para reconhecer o toque. O método é chamado "Rear Illumination" (em português, "Iluminação por trás"). Quando o dedo toca a superfície, um ponto branco é gerado e reconhecido pelo computador Ciete Silvério/UOL Mais
Para começar, você vai precisar de um cavalete, uma chapa de acrílico, papel vegetal, um projetor, um espelho, uma webcam, um canhão de LEDs e o computador Ciete Silvério/UOL Mais
O tamanho da placa de acrílico varia de acordo com o projetor. O mais indicado pelo consultor Ricardo Palmieri é 70 cm x 50 cm x 10 mm. É bom manter sempre 10 mm de espessura. O preço gira em torno de R$ 200,00 por metro quadrado. A chapa deve ser revestida por papel vegetal ou ter uma superfície polida para que o toque seja facilmente detectado. O metro do papel custa cerca de R$ 6,00 Ciete Silvério/UOL Mais
Vamos, agora, preparar a câmera que irá detectar os toques. Aqui, Palmieri improvisa um suporte para a câmera. O suporte é importante para podermos colocar a câmera na posição correta para pegar toda a placa de acrílico Ciete Silvério/UOL Mais
O primeiro passo é trocar a lente da câmera. As câmeras normalmente vêm com lentes que não lêem os raios infra-vermelhos. É necessário trocá-la por uma lente que possui essa capacidade. Gire a lente para soltá-la Ciete Silvério/UOL Mais
Aqui, a lente da câmera EyeToy Sony Logitech . A dica é ir em lojas que vendem acessórios para videogame para comprar a câmera, como a EyeToy, que vem com o Playstation 3. Esta custa em média R$ 200,00 Ciete Silvério/UOL Mais
Agora, a lente que vem com a câmera (onde é possível ver a cor avermelhada) e ao lado a lente sem o filtro para raios infra-vermelho. A lente IRpass custa cerca de R$ 40,00 Ciete Silvério/UOL Mais
Palmieri usa também um filme de slide revelado virgem, que custa R$ 25,00, para impedir a entrada de muita luz na câmera (o que atrapalha a captação dos raios infra-vermelho) Ciete Silvério/UOL Mais
Com a ajuda de uma pequena tesoura ele pega o pedaço de filme... Ciete Silvério/UOL Mais
... E o coloca na entrada da lente na webcam, já acoplada ao suporte Ciete Silvério/UOL Mais
Ele, então, coloca o outro pedaço de filme também na entrada da lente Ciete Silvério/UOL Mais
Agora é a vez da lente ser colocada sobre os pedaços de filme Ciete Silvério/UOL Mais
Ele rosqueia a lente para completar esta parte do processo Ciete Silvério/UOL Mais
Pronto, a câmera já está pronta, com a lente para raios infra-vermelho e com os filmes no fundo Ciete Silvério/UOL Mais
é a hora de posicionar a câmera sob a placa Ciete Silvério/UOL Mais
Ele colocou o suporte da câmera sobre o projetor, debaixo da placa de acrílico, com a lente voltada para cima Ciete Silvério/UOL Mais
Com o computador já ligado e um objeto no centro da mesa para ter referência, Ricardo ajusta o posicionamento da câmera Ciete Silvério/UOL Mais
Os quatro cubos foram colocados para demarcar os cantos da projeção da tela sobre a placa de acrílico Ciete Silvério/UOL Mais
A tela do computador aparece na placa graças a um projetor e a um espelho. Aqui, o projetor usado foi um multimídia color, que custa cerca de R$ 1.000,00. Alguns modelos novos usam luz LEDs, o que os deixa mais econômicos tanto em consumo como em tamanho. <a href="http://tecnologia.uol.com.br/album/20080702_miniprojetores_album.jhtm" target=_blank">Veja álbum com projetores portáteis</a> como o Pocketprojector da Mitsubishi que custa cerca de US$ 650 Ciete Silvério/UOL Mais
Palmieri ajeita o espelho para que a projeção seja refletida no espelho e apareça na placa de acrílico do tamanho que deseja. Quanto mais inclinado fica o espelho, maior é a imagem Ciete Silvério/UOL Mais
Vista de baixo, a reflexão da tela sobre a placa de acrílico Ciete Silvério/UOL Mais
Para que o toque na tela seja reconhecido é necessário um canhão com LEDs infra-vermelho. O canhão e a fonte saem por R$ 100,00 Ciete Silvério/UOL Mais
Aqui a imagem do canhão em funcionamento. Como a câmera da máquina fotográfica tinha o filtro para infra-vermelho, não foi possível captar as luzes "acesas". Com uma câmera de vídeo, que captou os raios, foi possível ver o canhão em ação Ciete Silvério/UOL Mais
Para ajustar para onde o canhão deve ser apontado, também é só olhar a tela. Dependendo para onde estiver voltado, os quadrados não aparecem como pontos brancos na tela (que indicam pontos de toque) Ciete Silvério/UOL Mais
Por fim, tudo deve ser ligado a um computador. Ele é responsável por mandar a imagem da tela do computador para a placa (por meio do projetor) e também por captar as imagens da webcam. Aqui, foi usado um Pentium 4, com 3Ghz, 1 GB de memória RAM e placa de vídeo nVidia 128m. Palmieri não recomenda rodar a interface em computadores com Celeron. Um computador com estas configurações custa cerca de R$ 1.200,00 Ciete Silvério/UOL Mais
Pronto, depois de tudo montado e calibrado, já é possível usar a placa como tela do computador sensível ao toque Ciete Silvério/UOL Mais
Dentre vários aplicativos, um dos mais comuns é o de detecção do toque e formação de nuvens coloridas Ciete Silvério/UOL Mais
A mesa pode ser usada apenas como "mouse", com o auxílio de um teclado. Tudo montado, sai por R$ 2.700,00 aproximadamente Ciete Silvério/UOL Mais
Semana que vem, traremos o passo-a-passo para calibrar a mesa e os softwares usados Ciete Silvério/UOL Mais

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