Informações sobre o álbums
  • editoria:Dicas
  • galeria: Planilha no Excel ajuda a planejar e calcular suas despesas com o casamento
  • link: http://tecnologia.uol.com.br/album/planejar_casamento_album.htm
  • totalImagens: 30
  • fotoInicial: 1
  • imagePath: http://te.i.uol.com.br/album/
  • baixaResolucao: 0
  • ordem: ASC
  • legendaPos:
  • timestamp: 20120515163934
    • Microsoft Office [16788];
    • Dicas de tecnologia [50617];
Fotos
A parte boa é que vocês decidiram se casar. A ruim é que, provavelmente, vão gastar mais do que gostariam para concretizar o sonho. Com o intuito de fazer com que não percam a mão com as despesas, o <b>UOL Tecnologia </b> criou esta planilha baseada no Excel 2010 que ajuda a planejar e calcular o valor investido no grande dia. Confira a seguir. <br><br> <b>Se preferir baixar a planilha já pronta,</b> <A HREF=" http://download.uol.com.br/downloads/windows/planeje_seu_casamento.xls" TARGET="_blank"> clique aqui para fazer o download da versão até o Office 2003</A>. Se quiser baixar <A HREF=" http://download.uol.com.br/downloads/windows/planeje_seu_casamento.xlsx" TARGET="_blank"> a partir da versão 2007 do Office, faça o download aqui </A><br><br>Se tiver alguma dúvida sobre o pacote Office, envie um e-mail para <a href="mailto:uoltecnologia@uol.com.br">uoltecnologia@uol.com.br</a>, que ela pode ser respondida em um próximo tutorial Getty Images Mais
Abra o Microsoft Excel 2010 Reprodução Mais
Monte a estrutura da planilha com Total dos Gastos, Previsto, Realizado, %, Pago, Saldo Devedor e % Total Pago. Monte então a planilha de acordo com os gastos que você terá. Dividimos aqui os itens em diversos grupos. Na planilha acima, você vê as especificações de Gráfica/Site e Cerimônia Civil e Religiosa Reprodução Mais
Há também os grupos Flores, Foto e Vídeo, Trajes Reprodução Mais
Transporte, Festa, Música Reprodução Mais
Lua de Mel e outras Despesas Reprodução Mais
Na célula D6 (na planilha, referente à porcentagem dos gastos), vá até a aba <b>Fórmulas > Lógica > SE</b> Reprodução Mais
A janela de argumentos da função abrirá. Em Teste Lógico: digite <b>OU($C$4=0;C8=0)</b>. Em Valor_se_Verdadeiro: digite <b> "" (duas aspas) </b>e em Valor_se_falso: digite <b>C8/$C$4</b>. De OK. Depois de digitada, a fórmula ficará assim: <b>SE(OU($C$4=0;C8=0);"";C8/$C$4) </b><br><br>Com essa fórmula, você saberá a diferença (em %) entre o gasto previsto e o realizado para cada um dos itens -- a variável aqui será sempre o segundo C que, neste caso, é C8 Reprodução Mais
Ainda na célula D6, você poderá arrastar a fórmula para as células de baixo, quando no canto inferior (circulado na figura) aparecer o sinal de mais (+) Reprodução Mais
Quando aparecer o sinal de mais (+) é só clicar com o mouse sobre ele e descer até onde desejar. Assim, a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
Vamos agora aplicar a fórmula de soma em cada item. Na célula B19, vá até a aba <b>Fórmulas > Autosoma > Soma</b> Reprodução Mais
Selecione da célula B8 até B18 para saber quais serão todos os gastos previstos com a gráfica e o site Reprodução Mais
Você deve agora arrastar a fórmula de soma para as células do lado direito, quando no canto inferior (circulado na figura) aparecer o sinal de mais (+) Reprodução Mais
Quando aparecer o sinal de mais (+) é só clicar com o mouse sobre ele e arrastar até onde desejar. Assim, a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
Para os demais itens (Flores, Cerimônia, Foto e Vídeo...) você deve repetir esse procedimento das fórmulas. No próximo item, que é Cerimonia Civil e Religiosa, a fórmula no item % ficará assim depois de digitada: <b>SE(OU($C$4=0;C23=0);"";C23/$C$4)</b>. <br><br>Com essa fórmula, você saberá a diferença (em %) entre o gasto previsto e o realizado para cada um dos itens -- a variável aqui será sempre o segundo C que, neste caso, é C23 Reprodução Mais
Na célula D23, você poderá arrastar a fórmula para as células de baixo, quando no canto inferior (circulado na figura) aparecer o sinal de mais (+). É só clicar com o mouse sobre ele e descer até onde desejar. Assim, a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
Na célula B28, vá até a aba <b>Fórmulas > Autosoma > Soma</b>. Selecione da célula B23 até B27 para saber qual o total de gastos com as cerimônias Reprodução Mais
Veja que as fórmulas utilizadas anteriormente foram aplicadas para os demais itens da planilha Reprodução Mais
No campo de Total Previsto, na célula B4, vá até a aba <b>Fórmulas > Autosoma > Soma</b>. Você deve então somar os totais de cada item na coluna B Reprodução Mais
Depois de aplicada, a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(B19;B28;B37;B45;B60;B66;B79;B86;B95;B104) </b> Reprodução Mais
No campo de Total Realizado, na célula C4, vá até a aba <b>Fórmulas > Autosoma > Soma</b>. Você deve então somar os totais de cada item na coluna C Reprodução Mais
Depois de aplicada, a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(C19;C28;C37;C45;C60;C66;C79;C86;C95;C104) </b> Reprodução Mais
No campo de Pago, na célula E4, vá até a aba <b>Fórmulas > Autosoma > Soma<b>. Você deve então somar os totais de cada item na coluna E. Depois de aplicada, a fórmula ficará assim: <b>=SOMA(E19;E28;E37;E45;E60;E66;E79;E86;E95;E104) </b> Reprodução Mais
Na célula F4, vamos digitar a fórmula: <b>=C4-E4</b> Reprodução Mais
Na célula G4, vamos digitar a fórmula: <b>=E4/C4</b> Reprodução Mais
Na célula F8, vamos digitar a fórmula: <b>=E8-C8</b> Reprodução Mais
Na célula F8, você poderá arrastar a fórmula para as células de baixo, quando no canto inferior (circulado na figura) aparecer o sinal de mais (+) Reprodução Mais
Quando aparecer o sinal de mais (+) é só clicar com o mouse sobre ele e descer até onde desejar. Assim, a fórmula será copiada para as demais células Reprodução Mais
Selecione a coluna D toda e coloque no formato % como mostra a imagem acima Reprodução Mais
Agora é só preencher a planilha e acompanhar seus gastos Reprodução Mais

Planilha no Excel ajuda a planejar e calcular suas despesas com o casamento

Veja mais:

Últimos álbuns de Tecnologia

UOL Cursos Online

Todos os cursos