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A revista Time preparou uma lista com as dez principais tendências em tecnologia que devem marcar espaço neste ano. Entre elas, games sociais, plataformas interoperáveis e tablets como o iPad Getty Images Mais
<b>1º - Eu sei onde você está</b><br>Ferramentas que contam a outros usuários onde você está e o que anda fazendo estão em ascensão em 2010. Uma delas é o serviço Foursquare: você cria uma conta e vai adicionando amigos à sua rede, mas com a vantagem de compartilhar dicas sobre lugares para visitar, checadas pelo seu celular. Você ainda ganha pontos ao fazer seu check-in no sistema, ''condecorações'' e descontos nos lugares que mais frequenta Reprodução Mais
Serviços de localização enfrentarão um problema: o da privacidade dos usuários. Mesmo que o serviço peça sua autorização para ''localizá-lo'', é preciso tomar cuidado com as consequências de divulgar essa informação para seus contatos. Outras grandes redes já embarcaram na onda e adicionaram a localização a posts, como Twitter (aplicativo já funciona) e Facebook (até o final do ano estará implantado) Russel A. Daniels/AP Mais
<b>2º - Construindo plataformas, não websites</b><br>O Twitter é um exemplo: o sistema @fulano foi criado para ser flexível o bastante para que outros desenvolvedores e web designers integrassem a ferramenta em seus próprios sites. Em alguns casos, nem é preciso mais sair do site do parceiro para adicionar perfis ou ''retuitar'' posts. O Facebook Connect segue a linha: o usuário pode se ''logar'' pela rede para comentar assuntos em sites fora dela Reprodução Mais
<b>3º - Games Sociais</b><br>O Facebook Connect será levado também para os videogames. Com o serviço embutido nos jogos, será possível compartilhar resultados, estatísticas e uma caixa personalizada no seu perfil, atualizada direto do Xbox 360 ou Playstation. Além disso, os games tendem a se tornar ainda mais sociais: o sucesso estrondoso do ''FarmVille'' mostrou que é preciso olhar menos para quem joga e mais para as maneiras divertidas dos usuários interagirem com seus amigos Reprodução Mais
<b>4º - Realidade Aumentada</b><br>A tecnologia não é realmente uma novidade: a realidade aumentada tem o grande desafio de se tornar uma ferramenta do dia a dia com o poder de webcams e smartphones. Os Correios dos EUA já têm um serviço que ajuda a calcular o tamanho da caixa necessária para enviar um item, tudo com a ajuda da webcam do PC. Aplicações para iPhone também tem tudo para estourar em 2010, como a que ajuda você a encontrar o carro no estacionamento (Car Finder) Reprodução Mais
<b>5º Morando na nuvem</b><br>Prepare seus arquivos para começar a viver online, mas bem longe do seu próprio computador. Já existem serviços como o Spotify, com milhões de músicas online; o Netflix segue a mesma tendência, com uma biblioteca com vídeos em streaming; e há rumores até mesmo de grandes canais de TV irão parar na nuvem, como a ESPN, que deve chegar aos usuários via Xbox Divulgação Mais
<b>6º - Nascimento do canal por ''detrás'' do evento</b><br>O crescimento de sites como o Twitter e o Facebook impulsionou a ideia de que eventos tem tanto um canal principal (a TV) e um canal secundário (a discussão online). TVs conectadas à web e softwares incluirão maneiras para que as pessoas monitorem e interajam online sobre um evento fora desse ambiente -- a Copa do Mundo, por exemplo. Na foto, tweets ''ao vivo'' com impressões dos visitantes sobre um desfile de moda Stan Honda/AFP Mais
<b>7º - Pagamento simplificado</b><br>Micropagamentos somaram quase US$1 bilhão em 2009. Mas para crescer em 2010, esse tipo de transação deve ser ''descomplicada''. Já existe uma aplicação para iPhone que autoriza um pagamento simplesmente ''batendo'' um celular no outro. Já a Venmo tenta permitir que pagamentos sejam feitos por SMS. Os usuários poderão criar listas de contatos ''confiáveis'', que serão autorizados a retirar dinheiro da conta do amigo quando precisarem Reprodução Mais
<b>8º - Objetos sociais</b><br>A web fez das pessoas seres mais ''sociais''. Mas e os objetos? A Stickybits adicionou uma surpresa nos códigos de barra em adesivo: ao usar um aplicativo para iPhone ou Android, os usuários podem escanear os códigos de barra e anexar um pedaço de informação (vídeo, texto, áudio). Depois, recebem uma notificação quando alguém escanear o mesmo objeto. Um produto já pode vir com uma crítica; um cartão de visitas, com o arquivo do seu currículo Reprodução Mais
<b>9º - iPad</b><br>O burburinho causado pelo tablet da Apple não para. A discussão principal é sobre como o dispositivo vai afetar os jogos, navegação na internet e as mídias impressas. Com desenvolvedores correndo para colocar a primeira geração de aplicativos para o iPad no ar, ainda existem poucos exemplos concretos à disposição. Um deles, entretanto, foi dado pela revista Wired: como ler a revista no tablet, que causou entusiasmo na massa que espera o lançamento do iPad Kimberly White/Reuters Mais
<b>10º - Uma web mais rica</b><br>A aposta é no padrão HTML5, que vem para substituir o Flash e se apoia no bom e velho HTML, linguagem em que a maioria dos sites são ou foram criados. Obstáculo: pessoas que não atualizam seus navegadores de internet. Versões antigas do Internet Explorer e Firefox ainda são os browsers mais populares e não são capazes de mostrar conteúdo em HTML5. O futuro do código é incerto sem uma campanha massiva para uso de browsers em versões mais atuais<br><a href="http://forum.tecnologia.uol.com.br/%C3%81lbum-UOL-Tecnologia-Tecnologias-que-vao-dar-o-que-falar-em-2010-Voce-concorda-com-a-lista_t_765699">Você concorda com a lista? Visite o Fórum do UOL Tecnologia</a> Sonaa Lab Mais

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