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08/06/2005 - 21h33
David Pogue: "Menos xingamento, melhores fotos: 10 sugestões"

David Pogue

Recentemente, eu estava deitado à beira de uma piscina de hotel, de olho nas crianças, quando o sujeito na espreguiçadeira ao lado começou a xingar como um marinheiro.

Ele estava olhando para sua pequena câmera digital, parecendo furioso. Eu não consegui me segurar. "Você precisa de ajuda?" eu perguntei.

"Esta é a câmera mais estúpida", disse ele. "Eu já tentei três vezes tirar uma foto do meu filho pulando do trampolim, mas o atraso é tanto que perdi todas as vezes."

Eu sabia que ele estava falando do atraso do obturador, o tempo enlouquecedor que demora para a maioria das câmeras digitais focar e calcular a exposição depois que você aperta o botão mas antes da foto ser registrada.

Eu concordei de forma solidária. "E mesmo o truque do 'half-pressing' (pressionar parcialmente) não funciona, não é?"

Ele olhou para mim como se estivesse falando aramaico: "O o quê?"

De repente percebi que este sujeito não sabia o truque do half-pressing. Ele não sabia que geralmente você pode eliminar o atraso do obturador pressionado o botão apenas parcialmente antes da ação ter início. A câmera pré-foca, pré-calcula e conserva tal configuração enquanto você continuar pressionando o botão apenas parcialmente. Então, quando a criança finalmente pular do trampolim, você pressiona o botão até o fim para registrar a foto. Sem atraso -sério.

O sujeito ficou tão feliz que me pagou um [refrigerante] ginger ale.

Eu percebi naquele dia que o mundo poderia fazer uso de uma cartilha útil para câmera digital -não tanto uma lista de perguntas feitas com freqüência, mas sim uma lista de respostas dadas com freqüência. Aqui estão 10 dicas que todos deviam saber:

1. Acabar com o atraso do obturador. Se sua câmera tem um problema de atraso do obturador, o truque do pré-foco pode ser uma melhor opção. Outra opção: muitas câmeras oferecem uma opção de foco contínuo que consome mais rapidamente a bateria mas também reduz o atraso ao focar constantemente enquanto você aponta a câmera (ou enquanto o objeto da foto se mover).

Câmeras mais novas e mais caras tendem a ter um atraso menor, e os modelos digitais single lens reflex, ou SLR (monoreflex, as câmeras grandes, pesadas, na faixa de US$ 900 que têm lentes intercambiáveis), não tem nenhum.

2. Não acredite no mito do megapixel. Um número maior de megapixels não torna uma câmera melhor.

Os megapixels medem o tamanho máximo de cada foto. Por exemplo, uma câmera de quatro megapixels captura fotos compostas de quatro milhões de pontos minúsculos. O problema é que as empresas de câmeras anunciam os megapixels como se medissem a qualidade da foto, e muitos consumidores acreditam nisto.

Na verdade, o número de megapixels é uma medida de tamanho, não de qualidade. Há fotos terríveis de sete megapixels, assim como há fotos espetaculares de três megapixels. (A qualidade da lente e do sensor determinam melhor o resultado de suas fotografias; pena que não há estatísticas fáceis para comparar estes atributos.)

Enquanto isso, mais megapixels significam quer você precisa comprar um cartão de memória mais caro, maior, para guardá-las. E terá que esperar muito mais: entre as fotos, durante a transferência para o computador, e abertura e edição.

Os megapixels são algo a se pensar apenas em duas situações: quando você quer fazer cópias impressas gigantes (pôsteres de 20X30 polegadas, por exemplo), e quando você quer ter liberdade para recortar uma porção grande da foto para isolar o que realmente interessa, deixando pixels suficientes para fazer ampliações razoáveis.

Mas se você não edita suas fotos e não precisa que sejam maiores que a vida, não se deixe levar pela corrida dos megapixels. Quatro ou cinco megapixels é um bom ponto intermediário.

(Dica adicional: fotos para exibição em tela -na Internet, e-mail, slideshows- não precisam de muitos megapixels. Mesmo uma foto de dois megapixels provavelmente é grande demais para caber na tela de seu computador sem um encolhimento. Contagens elevadas de megapixels visam principalmente impressão, que exige uma densidade de pontos muito maior.)

3. Ignore o zoom digital. Em um esforço adicional para cativar seu coração, as empresas de câmeras também anunciam dois fatores de zoom diferentes: o zoom óptico (geralmente 3X) e o zoom digital (10X! 20X! 30X!).

O zoom digital significa apenas ampliar sua foto. Ela não aproxima você da ação ou registra mais detalhes; na verdade, quanto maior o ajuste, ele degrada sua foto em uma bagunça mal-acabada. Para melhores resultados, deixe esta função desativada. O número do zoom óptico é aquele que importa; ele significa que a lente aproxima você do tema da foto.

4. Se livre do cartão inicial. Infelizmente, é uma prática universal incluir um cartão de memória de capacidade muito baixa com a câmera -uma amostra que permite que você tire uma ou duas fotos enquanto ainda está sob a árvore de Natal. Mas ele fica cheio com apenas quatro ou cinco fotos.

Portanto, quando comprar uma câmera, inclua um cartão de memória de tamanho decente -512 megabytes, por exemplo- no preço.

5. Atenção ao fator formato. Os cartões de memória vêm em uma variedade enfurecedora de tamanhos e formatos. Os formatos menos caros são o Compact Flash (grande e chanfrado, disponíveis em capacidades de até oito gigabytes) e SD (cerca de US$ 70 online para um cartão de um gigabyte; máximo de dois gigabytes).

A maioria das câmeras Olympus e Fuji exigem cartões XD (cerca de US$ 85 online para um cartão de um gigabyte, o máximo), e a maioria das câmeras Sony exige ou o Memory Stick Pro (cerca de US$ 90 online para um cartão de um gigabyte; máximo de quatro gigabytes) ou o menor Memory Stick Duo (cerca de US$ 115 online para um cartão de um gigabyte; máximo de dois gigabytes).

Note que você também pode encontrar slots de cartão de memória em laptops, palmtops, celulares, consoles de games, impressoras, quiosques de impressão de foto e outras máquinas. A maior probabilidade é que aceitem cartões Compact Flash ou SD. Slots compatíveis com o Mamory Stick são menos comuns e slots XD são raros.

6. Faça sua pesquisa. Felizmente para você, o suposto comprador de câmera, a Internet está repleta de sites, incluindo o dpreview.com e dcresource.com, que realizam testes elaborados e críticas de cada câmera lançada. Olhe estes sites antes de comprar; se você está com pressa, leia pelo menos as páginas inicial e de conclusão, e olhe para as amostras de fotos.

7. Saiba seu modelo. Por favor, não pergunte ao colunista de tecnologia "Que câmera digital eu devo comprar?"

Isto é como perguntar: "Que carro devo comprar?" ou "Com quem devo casar?" Não há uma resposta única.

As câmeras agora vêm em diferentes modelos com diferentes prós e contras. Há câmeras cartão, não maiores do que um cartão Visa e com menos de uma polegada de espessura (bonita e muito conveniente mas com poucos controles manuais e uma vida curta de bateria); câmeras de bolso (maiores, mas com proteção própria para a lente, bateria de duração mais longa e mais funções); modelos com zoom semiprofissional (grandes demais para o bolso mas com lentes internas de superzoom); e modelos SLR (bateria inesgotável, sem atraso do obturador e fotos maravilhosas).

8. Desligue o flash. O flash típico de um câmera digital tem um alcance de 2,5 metros. Em outras palavras, usá-lo em uma peça teatral escolar apenas incomoda os atores.

9. Ative o flash. Por outro lado, aqui está um grande truque para quando o rosto de alguém está na sombra: acione o flash manualmente. O flash automático ou manual tira o rosto da pessoa fotografada da sombra e salva muitos retratos que, caso contrário, virariam uma silhueta. (Na maioria das câmeras, você liga ou desliga o flash pressionando o botão com desenho de raio.)

10. Desligue a tela. O tela traseira é, é claro, um dos prazeres da foto digital. Mas também é a principal consumidora de energia da bateria. Se você está à vontade segurando a câmera próxima do olho e espiando pelo visor, desativar a tela enquanto fotografa pode dobrar a vida de cada carga de bateria.

Aqui estão -os 10 hábitos dos proprietários de câmera digital altamente eficientes. E que todas suas fotos de trampolim não tenham atraso.

Tradução: George El Khouri Andolfato


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