UOL Notícias Tecnologia

06/10/2009 - 07h01

Windows Phone é lançado para entrar na briga dos smartphones com Apple e Google

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Atualizada às 11h12

O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Mobile 6.5 lançado hoje (06 de outubro), esquenta a briga da empresa de Bill Gates contra o iPhone, da Apple, e o Android, sistema do Google.

Veja modelos que devem chegar ao Brasil em novembro e outros
Confira telas do novo sistema Windows Mobile 6.5

A Microsoft tenta marcar o nome Windows Phone, como se fosse uma nova linha de celulares e não uma atualização de seu SO. A ideia é fugir das criticas que já existem no senso comum contra o sistema e encará-lo agora como novo.

No Brasil, a TIM irá vender aparelhos com o Windows Mobile 6.5 da HTC, LG e Samsung. São eles: o HTC Touch 2, o LG W550 e o Samsung Omnia 2. Todos com tela touchscreen. O preço dos aparelhos ainda não foi definido.

O sistema tem como princípio facilitar o uso de comandos por toques na tela, ser mais rápido e poder ser usado em diversos modelos, com teclados Qwerty (slide ou não) e virtual.

Em testes realizados pelo UOL Tecnologia, o sistema respondeu rapidamente a comandos dos dedos em telas touch, mas travou. Tanto no Samsung Omnia 2 quanto no Sony Xperia 2, o sistema parou de responder em alguns momentos.

A barra do Windows é, em vários casos, em preto e branco e acaba destoando da interface dos demais programas e menus do sistema. Além disso, o espaço para clicar no símbolo da Microsoft e acessar o menu é pequeno.

Apesar disso, vem com ícones para aplicativos como no iPhone, mas aqui widgets aparecem na tela principal, com notícias ou o tempo. É possível ainda personalizar a imagem de fundo da tela principal (o que não dá para fazer no iPhone).

O que o Windows Mobile 6.5 tem de novo?

Uma das grandes novidades do sistema é a sincronia e backup de mensagens de texto, fotos, vídeos, contatos e outros conteúdos com a internet. Assim, com o MyPhone, tudo estará interligado e disponível de qualquer lugar. Outro recurso é o Marketplace, uma espécie de iTunes store para a compra de aplicativos para os telefones com Windows Mobile. A Microsoft afirma ter mais de 20 mil apps desenvolvidos.

A nova geração também irá aceitar comandos por voz —para fazer ligações, buscar na internet e até digitar mensagens de texto. O Internet Explorer Mobile também está mais rápido e suporta vídeos e páginas em Flash —o que o iPhone, por exemplo, não tem. Nos modelos touchscreen da Samsung, o navegador de internet é o Opera, porque, segundo a fabricante, o IE não responde bem a comandos com o dedo.

O Windows 6.5 é integrado com programas conhecidos da maioria das pessoas como MSN, Windows Media Player, além do pacote Office com Outlook, Word, Excel e PowerPoint. O usuário pode abrir e também editar arquivos nos programas móveis. Com o Windows Live, contatos de redes sociais ficam acessíveis em uma única tela.

Compartilhe:

    Últimas Notícias

    Hospedagem: UOL Host
    Atualizada às 11h12 %>