Saiba por que o PC diz ter menos memória RAM do que deveria
GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia*
O Windows mostra que tem 608 MB de memória. No entanto, ao todo o micro tem 512 MB + 128 MB. A diferença ocorre, pois a placa de vídeo "rouba" 32 MB da memória RAM do computador
Um amigo lhe pergunta quanto de memória RAM tem seu computador. Você, como dono, sabe que ele tem, por exemplo, 1 GB. Porém, se você checar as propriedades do Meu Computador no Windows, verá que ele provavelmente não mostrará que o PC tem a quantidade que você sempre achou que tinha. A pergunta que fica é: por que em alguns casos aparece menos memória no computador do que, realmente, ele tem?
“Tudo depende da máquina”, responde o professor de Ciências da Computação da FEI, Plínio de Aquino. Segundo ele, o maior motivo da diferença entre a quantidade de memória que o computador tem com a que o sistema operacional mostra é o fato de o computador ser onboard, ou seja, ter uma série de itens de hardware compartilhados.
Em tese, não há grandes problemas no fato de o sistema operacional mostrar menos memória, mas é interessante saber como o computador “distribui” a memória RAM com outros itens de hardware e como, em alguns casos, é possível fazer com que o computador use a memória máxima. Consultado pelo UOL Tecnologia, Aquino listou quatro fatores que podem exibir menos memória. Seguem abaixo:
Bios na RAM
Em alguns computadores a Bios (sistema básico responsável pela inicialização dos computadores) pode alocar informações na memória RAM.
O que fazer: neste caso não há muito a ser feito, até porque a Bios, geralmente, não ocupa muita memória RAM.
Compartilhamento de hardware
Computadores que não têm placa de vídeo offboard (avulsa) “roubam” memória RAM do computador para poder visualizar vídeos. Exemplo: a placa de vídeo onboard “pega” 64 MB de um computador com 1 GB de memória. Provavelmente, no Windows, constará que a máquina tem 960 MB.
O que fazer: caso o computador esteja muito lento, uma alternativa é comprar mais memória RAM ou, se o usuário usar muitas imagens, é recomendável a compra de uma placa de vídeo offboard.
Sistema com 32 bits
Há ainda o caso de processadores de 32 bits que não reconhecem mais que 3 GB de memória. O Windows Vista até reconhece mais memória RAM, no entanto, só utiliza 3 GB por limitação de arquitetura.
O que fazer: Instale a versão 64 bits do sistema operacional. Saiba as diferenças entre sistemas 32 bits e 64 bits.
Comprar gato por lebre
Às vezes o consumidor, achando que está fazendo um bom negócio, compra chips de má procedência. Esses podem vir com blocos a menos de memória.
O que fazer: o primeiro passo é reclamar com o comerciante. Caso ele não solucione o problema, só comprando memórias novas.
Com o CPU-Z, basta escolher a aba Memory para verificar quanto de memória o computador tem
Quanto de memória tem o computador?
Para saber quanto, de fato, o computador tem de memória há duas opções: uma mais simples e outra para usuários avançados. A mais simples é instalando o programa CPU-Z. Com interface leve, o software realiza um diagnóstico rápido do computador, informando, inclusive, características do processador. Após instalá-lo e executá-lo, escolha a aba Memory do programa, que ele informará quanto tem instalado.
A segunda forma, não recomendada para usuários leigos, é consultar a Bios. Ao iniciar o computador, digite a tecla correspondente para acesso a Bios e navegue pelas opções. Não há um procedimento padrão para isso, pois a forma de acesso à Bios e a disposição das opções variam de fabricante para fabricante.
* Dúvida enviada pelo internauta Máximo Amaral.