UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Multimídia > Áudio

04/02/2009 - 07h03

Aprenda a compor e editar músicas em casa a partir de um home studio

PEDRO MARQUES | Para o UOL Tecnologia
Qualquer um com um pouco de paciência e com bastante inspiração pode compor, editar e montar músicas dentro de casa, como fizeram muitos artistas que viraram sucesso. O UOL Tecnologia compilou uma série de dicas para você também despertar o músico dentro de si.

Tudo começa definindo onde será seu "estúdio". Pode ser simplesmente seu quarto, mas quem pretende gravar uma banda de modo profissional vai ter que investir na reforma de um espaço e comprar equipamentos mais caros.

Depois, um computador relativamente novo, com bastante memória e uma placa de som bacana pode ser mais do que suficiente para rodar os programas que gravam e editam as músicas. Para deixar o trabalho mais fácil e mais profissional, um controlador Midi e acessórios, como alto-falantes e microfones.

Vendo assim, até parece difícil, mas antes da invenção dos computadores, editar uma simples música dava um trabalho danado. Isso porque boa parte das edições era feita em gravadores de rolo. Montar uma simples música, por exemplo, podia ser um trabalho de vários dias. Muitas vezes, as músicas eram gravadas "ao vivo" e depois iam parar nos discos de vinil.

Além disso, não havia muitas correções ou efeitos que pudessem ser acrescentados depois que o material fosse gravado. Ou os músicos gravavam uma passagem certinho ou então tinham que gravar a música toda de novo.

É por isso que vemos várias canções, especialmente as gravadas na década de 60 e antes, com indicações como "take 1" ou "take 2" ao lado. Isso quer dizer que a versão que foi aprovada foi a primeira gravação ou a segunda ou a terceira. E assim por diante.

A evolução do computador, porém, mudou consideravelmente a maneira como as músicas são gravadas e editadas. Hoje, cada parte — vocal, guitarra, baixo e bateria — é gravada separadamente. É possível gravar uma guitarra e, mesmo que se tenha um problema em algum acorde, corrigir apenas uma nota.

Também ficou mais fácil usar diferentes fontes ou samples (pedaços de outras músicas) para compor músicas totalmente novas. Recentemente, o DJ Girl Talk usou 250 samples de 167 diferentes artistas para fazer seu terceiro disco, batizado de Night Ripper.

A parte mais divertida é que essa tecnologia está ao alcance de qualquer um que esteja disposto a montar um home studio, ou seja, um estúdio caseiro para editar música ou fazer seus próprios remixes.

Mas o mais importante, como explica Maurício Gargel, técnico de áudio e professor do IAV (Instituto de Áudio e Vídeo), é "ter uma idéia na cabeça": "Pode ser uma melodia, um ritmo, uma letra...". Nesse guia você vai conferir tudo o que precisa para montar seu home studio e transformar essas "idéias na cabeça" em realidade.

Últimas dicas de Multimídia

Hospedagem: UOL Host