UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Multimídia > Áudio

04/02/2009 - 07h04

Para começar, defina o espaço do seu estúdio

PEDRO MARQUES | Para o UOL Tecnologia
Um ponto fundamental de um home studio é o espaço. Você pode precisar de mais - ou de menos - de acordo com seu objetivo. "Dimensionar um estúdio não é uma tarefa simples de se fazer. Requer, antes de mais nada, que você determine a que tipo de produção esse estúdio se prestará", afirma Maurício Gargel, técnico de áudio e professor do IAV (Instituto de Áudio e Vídeo) nos cursos de Áudio Digital e ProTools.

Para editar e compor música eletrônica, por exemplo, um quarto pequeno pode ser suficiente para conectar todos os equipamentos. Se a idéia é gravar uma banda inteira, com vocais e bateria, por exemplo, você pode ter que investir na reforma de um quarto maior de sua casa.

Também será preciso desembolsar uma quantia considerável com isolamento e tratamento acústico. Segundo o professor, como regra geral, calcule R$ 500, no mínimo, por metro quadrado para tratamento e isolamento acústico da sala.

Como os custos podem ser muito altos, uma alternativa é utilizar uma solução híbrida: as gravações são feitas em um estúdio profissional, enquanto a edição e composição são feitas no home studio. Para isso, você vai precisar, basicamente, de um bom computador e uma placa de som um pouco melhor do que aquelas que já vêm embutidas na maioria dos PCs.

Últimas dicas de Multimídia

Hospedagem: UOL Host