UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Multimídia > Áudio

21/09/2009 - 08h00

Tenha toques engraçados e personalizáveis no seu celular

BRUNO ROBERTI | Para o UOL Tecnologia

Os toques que vêm junto com o celular quase nunca satisfazem os usuários, que modificam os sons logo que compram um telefone.

Quando se fala em toques, existem dois tipos principais: os arquivos mais comuns são os MIDI (polifônicos) e os MP3 (truetone), que podem ser sons engraçados, melodias remixadas e trechos de músicas.

Personalize seus toques também no iPhone
Sites disponibilizam toques gratuitos
Programas também ajudam a criar ringtones

ToneMine

  • Reprodução

    Site na web permite criar seu próprio ringtone e ainda oferece vários efeitos e pacotes de áudio



No começo dos celulares, os toques eram monofônicos, ou seja, a melodia era executada por apenas um instrumento. Depois, vieram os toques polifônicos e vários instrumentos podiam ser tocados ao mesmo tempo.

Existem também os sons engraçados para celulares. Sabe aqueles áudios que imitam grilos, sapos, erros do Windows e até mesmo pessoas ou animais? Se desejar ter um desses no celular, para avisar chegadas de mensagens ou quando alguém específico está ligando, sites disponibilizam vários toques gratuitos, tanto de efeitos quanto musicais.

Agora, muitos celulares da atualidade aceitam os chamados truetones, ou seja, os toques reais. Assim, você pode colocar uma música em formato MP3 para ser o seu toque.

Alguns softwares permitem que você edite o áudio e selecione apenas o refrão de uma determinada música. Assim, o seu toque pode repetir as estrofes escolhidas por você.

Se preferir imitar um DJ, você ainda pode mixar os áudios e adicionar efeitos e pacotes de sons. O site ToneMine permite que você escolha entre oito gêneros diferentes de músicas para fazer a mixagem.

Primeiro, é preciso fazer o cadastro gratuito no site. Feito isso, basta escolher um tema, que vai desde Heavy Metal, passando por Indie, Salsa, Jazz e Hip Hop, e mexer no som.

O processo é simples. São sete canais disponíveis na tela e alguns efeitos e pacotes de áudio. O único trabalho é ter que arrastar as ferramentas para a linha que você desejar. Aí, é só ouvir o áudio com os efeitos escolhidos.

Depois que o toque estiver pronto, você pode vê-lo em "My Tones" e ainda baixá-lo para o computador ou diretamente para o smartphone em formato MP3. Se quiser, o usuário ainda pode compartilhar o áudio mixado com a comunidade do site.

Como passar para o celular

Depois de baixar o arquivo ou mixar o som no PC, você deve sincronizar seu celular com o computador para passar o ringtone para o aparelho. A maioria dos celulares aceita conexão por USB, então é só usar o programa do fabricante ou arrastar o arquivo para a pasta de músicas do aparelho.

Aí, já no celular, vá em sons, ache o trecho que quer transformar em toque e escolhe opção. Deve aparecer a opção de usá-lo como toque.

Vale lembrar que cada celular possui um menu diferente e você deve consultar o manual para saber onde alterar o toque do telefone.

Últimas dicas de Multimídia

Hospedagem: UOL Host