UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/09/2008 - 16h58

Como adaptar seu notebook para manter a postura adequada

CAMILA RODRIGUES | Para o UOL Tecnologia







"Não dá para usar laptop sem adaptação o dia inteiro", diz Raquel Aparecida Casarotto, professora de ergonomia em fisioterapia da Universidade de São Paulo.

Com a queda de preço dos notebooks, muita gente está preferindo comprar um computador móvel para ter mobilidade. No entanto, tornou-se comum também aproveitar o dispositivo como computador de mesa, por muitas horas seguidas.

O problema, segundo ela, é que o uso contínuo do computador portátil provoca constrangimentos na postura de pescoço e ombros, que inevitavelmente ficam mais dobrados para uma melhor visualização da tela.

Os braços também são prejudicados, porque precisam ficar mais próximos um do outro do que no uso do teclado convencional.

Um estudo da Escola de Estudos sobre Movimentos Humanos, da Universidade de Queensland, na Austrália, avaliou o quanto estudantes que usam desktops e notebooks reclamavam sobre dores nos músculos e nas articulações. O resultado foi que 80% dos estudantes que usavam desktops e 90% dos que usavam laptops reclamaram.

A diferença não é maior porque a maioria das pessoas não se posiciona corretamente também quando utiliza um desktop.

A professora explica que a postura ideal para o pescoço é quando a parte de cima da tela (não necessariamente do monitor) está na altura dos olhos. Também é importante deixar o cotovelo ao lado do tronco, com o antebraço formando um ângulo de 90 graus com o braço e manter os pés apoiados.

Assim, se for usar o laptop por muitas horas consecutivas, é preciso adaptá-lo. Veja como:

1)Conectar a ele um monitor, um teclado e um mouse, ou seja, usar o portátil apenas como CPU. É importante manter os periféricos à sua frente, como quando utiliza um PC normal —e não deixar o teclado de lado.

2)Usar um suporte ergonômico para notebook, disponível em diferentes marcas e com faixas de preço entre R$ 40 e R$ 100 —assim, você economiza dinheiro e espaço com um monitor, caso não o tenha.

Neste caso, também será necessário plugar um teclado e um mouse no portátil (há suportes que vêm com entrada USB para facilitar a conexão dos periféricos).

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host