UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

24/10/2008 - 07h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h23

TVs de plasma e LCD ainda suscitam dúvidas; saiba diferenciá-las e escolher a sua

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Reprodução

Nas prateleiras, o mercado de TVs é dominado por aquelas de plasma e as em LCD. Para escolher entre uma e outra, a linha que as separa é basicamente formada pelo ambiente em que elas serão colocadas na casa do consumidor, bem como seu uso primordial.

"Devido aos reflexos e a qualidade final da imagem, para ambientes amplos ou mais escuros, as TVs de plasma são mais indicadas do que as de LCD", diz o analista de produtos da Panasonic, Daniel Kawano. "Em ambientes pequenos ou mais claros, o LCD é mais apropriado."

As necessidades do consumidor também revelam por qual produto optar. Para os amantes do cinema e dos esportes, o plasma é melhor por não deixar rastros de imagem e pelo maior contraste real. Para extensão do notebook ou uso como monitor de PC, o LCD é mais adequado.

Para ajudar a optar pelo televisor de plasma ou de LCD, deve-se também considerar questões genéricas, como preço, tamanho, marca do televisor. Por ser um produto caro, o consumidor deve se sentir satisfeito após se esticar na poltrona favorita e assistir ao que quer que seja.

"O tamanho é um item que também deve ser levado em conta. Em tamanhos menores do que 40 polegadas, os LCDs indiscutivelmente possuem mais vantagens do que o plasma. Já em telas com mais de 40 polegadas, o plasma leva vantagem por sua alta taxa de contraste real e menor tempo de resposta, que hoje está em menos de 1 milissegundo, já chegando ao nível dos milésimos", aponta o analista Kawano.

"O preço para grande parte dos consumidores é um fator preponderante. As TVs de plasma têm vantagem porque normalmente apresentam as mesmas características do que as TVs de LCD e costumam ser entre R$ 300 e R$ 600 mais baratas."

Tamanho do cômodo da TV

O tamanho da dependência na qual a TV será colocada também deve ser levado em conta. Em uma sala de 4 m², uma TV acima de 37 polegadas é a ideal. "Para este tipo de tamanho, a distância ideal da tela para o telespectador é de 1,7 metro. Para uma tela de 42 polegadas, é de 1,9 metro. Nesses casos, a opção
pela tecnologia fica a critério da aplicação da TV e do ambiente", informa Daniel, da Panasonic.

Quando destinadas a quartos de dormir, a configuração ideal da TV pode mudar.
Considerando que os quartos são menores que a sala, o tamanho do televisor seria de 32 polegadas para baixo. Nesse segmento, os LCDs têm vantagem sobre o plasma.

Escolhido o tipo de TV, deve-se observar as possibilidades de compatibilidade do equipamento. De forma geral, o uso de telas finas requer o uso de equipamentos de áudio e vídeo de ultima geração, pois estes equipamentos transmitem e reproduzem sinais de alta definição.

É possível usar equipamentos antigos como videocassete, mas a qualidade de imagem cai drasticamente. Se o usuário utiliza na maior parte do tempo sinais de baixa definição, então ao comprar uma TV, deve se atentar à qualidade de imagem que ele reproduz usando esses sinais.

"Em algumas lojas, essa demonstração é possível e também acessando a internet, buscando usuários que utilizam esse tipo de equipamento, é possível ver quais TVs lidam melhor com esse tipo de sinal", informa Daniel Kawano.

"Agora, para aqueles que já possuem, por exemplo, videogames de ultima geração, DVDs de alta definição e outros equipamentos, tanto o plasma como o LCD atendem bem a necessidade —daí fica a questão da aplicação para saber qual é a melhor para o usuário".

Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host