UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

24/10/2008 - 07h00

Para um bom home theater, vale a regra: salas grandes pedem mais potência de som

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
Reprodução

Acredite: pronunciar corretamente e sem sotaque risível as palavras "home theater" é infinitamente mais difícil do que escolher o modelo apropriado para a sua sala.

Isso porque nesse equipamento —que nada mais é do que uma solução completa para assistir a filmes em casa com qualidade de imagem e de som que se propõem a simular um cinema (daí o nome em inglês)— quem manda é a potência das caixinhas.

Para quem tem uma sala pequena (de quatro m², por exemplo) não é necessário optar por um home theater de alta potência. Na realidade, o indicado é que esses equipamentos tenham por volta de 330 W RMS. Além da intensidade do som, pontos como funcionalidade, design e facilidade na instalação do home theater também podem ser quesitos diferenciais.

"Os principais pontos que devem ser observados são potência, tipos de entradas e saídas, simplicidade na instalação", diz o gerente de áudio e vídeo da Philips, Tomas Trabulsi."Recursos extras para reprodução de músicas digitais e fotos também podem fazer diferença".

À medida que o tamanho da sala cresce, a potência das caixas do home theater também aumenta. Em ambientes enormes, que beiram salões (de 25 m², por exemplo), produtos com potências mais elevadas, acima de 500W RMS, são os indicados. Os dois modelos mais vendidos da linha tradicional de home theater da Philips, uma das líderes na venda destes equipamentos no Brasil, mostram as necessidades do mercado: a hts3011, 5.1, tem 200 W RMS. Já a hts3365x, também 5.1, tem 800 W.

Surround 5.1

Ainda no quesito qualidade de áudio, o consumidor pode optar por um home theater com Ambisound. Trata-se de uma tecnologia que propicia a propagação de som surround 5.1 sem a necessidade de fios e de caixas espalhadas pelo ambiente.

Embora ofereça qualidade de som inferior à dos home theater convencionais, funciona bem para usuários que não têm espaço suficiente para espalhar várias caixas acústicas pela sala. Normalmente, home theater do tipo Ambisound são compostos por duas peças —um subwoofer e outra que comporta DVD player e caixas de som.

O preço de um home theater varia basicamente de acordo com a tecnologia e com a potência de som que garante aos ouvidos do usuário. Os modelos mais baratos estão por volta de R$ 500 e os mais caros podem chegar até R$ 3 mil —os top de linha, que apresentam suporte a MP3 player e entradas auxiliares ficam nesta faixa.

É importante observar bem os valores antes de se optar por um modelo mais caro ou mais barato. "Como todo tecnologia, a ligada aos home theaters também está sempre em evolução", diz Trabulsi, da Philips. "Fisicamente os aparelhos duram por toda vida, mas certamente novas invenções virão ao longo do tempo, propiciando ao consumidor novos aparelhos que gerarão diferentes experiências, mais modernas".

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host
    %>