UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

04/05/2009 - 07h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h23

Netbooks ou notebooks? Tire dúvidas antes de comprar os portáteis

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Quais são os itens indispensáveis que devo observar na hora de comprar um notebook?
De acordo com o engenheiro de produtos da Amazon PC, Rafael Albuquerque, o processador é um dos itens indispensáveis a ser observado na hora de comprar o seu notebook. Os de dois núcleos são os mais indicados, uma vez que a maioria das pessoas utiliza o notebook como multitarefa, ou seja, trabalham com várias janelas abertas ao mesmo tempo —seja ouvindo música, digitando um texto ou navegando na web.

Também vale ficar atento se o notebook possui tecnologia sem fio (wireless), já que o portátil deve ser sinônimo de mobilidade (você não vai querer ficar preso aos cabos na hora de se conectar, não é?). Outra dica é verificar se o notebook possui webcam e microfone integrados. Assim, fica fácil usar programas VoIP (como o Skype e versões recentes do MSN) para falar com quem está longe. Por fim, pesquise se o fabricante do notebook que você está pensando em comprar possui assistência técnica na sua cidade ou em um lugar próximo.

Qual é a diferença entre notebooks e netbooks?
Notebooks e netbooks são diferenciados entre si, basicamente, pelas dimensões. Os netbooks possuem tamanho e peso reduzido, com telas que variam de 7 a 10 polegadas. Além disso, os pequeninos trazem, na maioria das vezes, configurações simples e são indicados, principalmente, para navegação na internet, edição de planilhas e textos.

Em qual situação (ou para qual usuário) é mais indicado ter um netbook?
Os netbooks são indicados para quem precisa de muita mobilidade - para executivos que viajam muito, precisam de maior autonomia de bateria; profissionais que precisam carregar dados e apresentações para reuniões; profissionais da área de vendas e representações que podem agilizar pedidos e o fechamento de negócios; profissionais da área da saúde que podem armazenar, acessar e transportar dados de pacientes do consultório para o quarto de um hospital; profissionais liberais; estudantes de todos os níveis que podem ter no netbook um verdadeiro caderno digital, pronto para anotações, consultas on-line e pesquisas; para quem deseja estar sempre com um aparelho à mão para acessar a internet, conferir e-mails, além de bater papo com softwares de mensagens instantâneas e usar telefone via voz sobre IP, já que o aparelho vem com câmera e microfone embutidos.

Qual é a configuração mínima que um equipamento deve ter se eu quiser usá-lo como um computador secundário?
A configuração dependerá muito dos tipos de programas que você pretende rodar em seu computador portátil. Se o objetivo for apenas editar textos e navegar pela internet, 512 MB de memória RAM e um HD de 80 GB já são suficientes. Mas se você pretende editar fotos ou rodar programas mais "pesados", procure um equipamento com, no mínimo, 1GB de memória RAM e 160GB de HD.

É melhor um disco SSD ou um HD comum?
Os discos SSD (solid state devices) possuem várias vantagens em relação aos HDs convencionais. São mais rápidos, não utilizam discos magnéticos, são mais silenciosos, entre outras. Mas possuem uma desvantagem em relação aos discos rígidos: são mais caros. Por isso, vale avaliar o quanto você terá que desembolsar a mais para levar um SSD para casa. (Saiba mais sobre a diferença entre eles)

Qual é o peso/tamanho ideal de um notebook?
Muitas pessoas devem imaginar que, quanto maior a tela do notebook, melhor será a visualização. A afirmação é verdadeira, mas é preciso levar outros pontos em consideração na hora da escolha. Lembre-se que, quanto maior a tela, maior é o tamanho do notebook e, consequentemente, o peso. Assim, escolher qual será o peso e o tamanho ideal de seu equipamento vai depender de qual será a utilidade dele no seu dia-a-dia.

Para quem deseja substituir o seu desktop comum por um portátil (ou usá-lo em casa), é indicado deixar o peso de lado e escolher um notebook com uma tela entre 15 e 17 polegadas. Se o seu objetivo é viajar, usá-lo na escola ou como um equipamento secundário, os netbooks podem ser ideais. Com telas que variam de 7 a 10 polegadas, os pequeninos economizam espaço na bolsa e pesam bem menos do que os notebooks comuns.

Qual é o tipo de bateria que dura mais?
Para quem pretende viajar com o notebook, a escolha da bateria ideal é imprescindível. Em alguns netbooks, por exemplo, existem versões com bateria estendida (como o Acer Aspire One, da Asus) que prometem durar mais do que as comuns. Prefira as do tipo íons de lítio.

Quero conectar meu computador à Internet via rede Wi-Fi. O que devo observar?
Hoje em dia, a maioria dos notebooks vem com a possibilidade de conectar à internet via rede Wi-Fi. O que o usuário deve observar é qual dos padrões o notebook oferece. Os principais são o IEEE 802.11b, o IEEE 802.11g e o IEEE 802.11n. A diferença entre eles está na velocidade de conexão, alcance e na freqüência usada para a transmissão de dados.

Qual é a resolução mínima de tela ideal para um notebook?
De acordo com Albuquerque, a resolução mínima para um bom notebook é de 1280 x 768 pixels, já que, com essa resolução, é possível trabalhar com uma definição widescreen com os ícones e figuras que preenchem nossa área de trabalho do computador.

O que é preciso observar em relação ao teclado?
Se você pretende comprar um notebook fora do Brasil, fique atento para a configuração do teclado. Nem todas as teclas estão posicionadas nos mesmos locais que as do teclado brasileiro. O cedilha, por exemplo, não existe em teclados internacionais. Preste atenção no distanciamento das teclas, principalmente se você optar por um netbook. Confira se as teclas são fáceis de digitar e não esbarram uma nas outras.

Vale pagar mais para ter o sistema operacional Windows?
Muitos notebooks já vem com o sistema operacional da Microsoft instalado, mas alguns modelos (principalmente os de baixo custo) trazem distribuições Linux no lugar do software proprietário. A maioria delas tem uma interface amigável e tamanho bem menor do que as versões Windows (XP ou Vista) —o que pode ser um ponto positivo para quem está comprando um equipamento com configurações modestas.

Quantas portas um notebook precisa ter? E quais os tipos?
É imprescindível que seu notebook tenha portas USB, para conectar câmeras digitais, MP3 players, mouse e até mesmo uma impressora. Um leitor de cartões Flash também é um item importante para quem costuma "descarregar" muitas fotos. Para a conexão à web, é indispensável um conector para rede Ethernet e checar se o notebook possui tecnologia wireless. Se você deseja conectar-se a celulares e smartphones, por exemplo, conexão via Bluetooth é essencial.

Qual é a resolução de câmera ideal?
Para quem costuma usar a câmera para complementar o bate-papo na web, fazer videoconferências ou usar os recursos de vídeo em softwares de comunicação instantânea (como o MSN), uma câmera de 1.3 megapixels já é suficiente. A maioria dos novos modelos de notebooks já vem com câmeras nessa configuração.

Gosto de jogar no PC. Um netebook é indicado para essa função?
Se você pretende desembolsar pouco na hora de comprar um notebook, esqueça a opção de comprar um portátil para jogar. Tais equipamentos possuem configurações que passam os 4 GB de memória RAM e HD de mais de 500 GB. A placa gráfica também precisa ser mais potente. No entanto, é preciso desembolsar bem mais . O preço varia de R$ 4 mil a R$ 10 mil. (Veja comparativo com algumas maquinas em http://tecnologia.uol.com.br/produtos/especiais/laptops_para_gamers.jhtm).

Quero conectar meu notebook à TV. O que devo observar na hora da compra?
A maior limitação, nesse caso, fica por conta das TVs, que precisam contar com entrada VGA para que seja possível conectar à saída VGA do notebook.

Pretendo assistir filmes em meu notebook, qual é a placa gráfica mais indicada?
Para exibir filmes, o equipamento não exige desempenho da placa de vídeo. A performance gráfica só é necessária em caso de uso para jogos e desenvolvimento de projetos gráficos.

Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host