UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

04/05/2009 - 07h00

Tire suas dúvidas antes de comprar uma TV nova

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Se você não vê a hora de dar adeus ao seu DVD e à velha TV de tubo e dar um passo a mais no que diz respeito à tecnologia de som e imagem da sua casa, é melhor pesquisar antes de comprar sua nova TV de LCD ou plasma, por exemplo. O UOL Tecnologia responde algumas questões para você fazer a escolha certa. Confira:

Qual : LCD ou plasma?
O consumidor será bem atendido com qualquer uma das tecnologias. A qualidade de imagem de uma TV de plasma e de um LCD é equivalente, de acordo com José de Lima Andrade Mendes Jr., gerente de marketing de Consumer Electronics da Samsung. No entanto, há algumas diferenças entre as duas tecnologias que valem a pena serem mencionadas. As TVs de LCD são mais leves e consomem menos energia. O televisor de LCD é ideal para locais onde a luminosidade não pode ser controlada, como por exemplo, uma sala bem iluminada ou uma recepção de hotel. Por terem mais modelos à venda, as telas de LCD ganham do plasma quando o assunto é volume de vendas no mercado brasileiro. Já quando comparamos os tamanhos de tela disponíveis podemos dizer que em linhas gerais, para um mesmo tamanho de tela, a tecnologia de plasma ainda apresenta custos mais competitivos.

Quais são as principais diferenças entre uma TV full HD e uma TV normal?
A principal diferença entre as TVs full HD e TV normal está na resolução da imagem. As full HD tem resolução de 1920 x 1080 pixels, enquanto as TVs HD tem resolução de 1366 x 768 pixels. No entanto, ambas possuem alta qualidade de imagem, além de outros diferenciais, como melhor brilho, contraste e nitidez.

Qual é a diferença entre sinal digital e alta definição?
O sinal digital é enviado pelas transmissoras de TV que geram os dados (som e imagem) em alta definição. Para recebê-los, é necessário um receptor do sinal ou uma TV com este decodificador integrado. Já a alta definição é uma tecnologia que vem em cada aparelho, ou seja, som e imagem na mais alta qualidade a partir da TV, sem precisar de um emissor de sinal específico para esta tecnologia.

Quais são as entradas que uma TV deve ter se quiser conectar câmeras digitais, notebooks ou videogames?
Se você deseja conectar eletrônicos ao novo televisor, é preciso observar se o aparelho possui entradas HDMI (para a transmissão de imagens e som de alta definição), USB (câmera digital), RGB (para PC ou notebook) e entradas A/V (áudio e vídeo para games).

Existe algum tipo de medida ou proporção que indique qual é o tamanho ideal da TV para minha casa?
É indicado observar o espaço disponível na residência na hora de comprar uma TV. Não adianta comprar um aparelho com uma tela grande e colocá-la em uma sala pequena. Confira, a seguir, algumas recomendações de distância entre o sofá e a TV:
- TV de 32": 3 metros
- TV de 40": 3,5 metros
- TV de 52": 4 metros
- Acima de 60": 5 metros

Pretendo comprar um leitor de Blu-ray, o que devo observar na televisão para que consiga aproveitar todos os benefícios da boa definição do aparelho?
O modelo de TV mais indicado para melhor aproveitamento de um leitor de Blu-ray é o de resolução full HD. Em TVs com essa tecnologia, a experiência de assistir a um filme é muito próxima da experiência no cinema. Caso não seja possível adquirir um modelo de TV full HD, uma TV de alta definição normal pode gerar uma imagem de excelente qualidade também.

O que é burn-in em uma TV de plasma?
Um dos principais problemas de uma TV de plasma é o conhecido "burn-in", que acontece quando uma imagem que fica muito tempo "estática" na tela e causa uma mancha (por exemplo, logos de emissoras de TV ou atalhos em jogos de videogame).

Como sei que um televisor já está preparado para receber o sinal digital?
Procure observar a inscrição que "HDTV Ready", ou seja, "Pronta para TV digital de alta definição", que está nas especificações da TV que você vai comprar. O interessante é que o novo aparelho já esteja preparado para receber o sinal digital. Assim, seu equipamento não ficará "ultrapassado" tão cedo.

O que é HDTV?
HDTV é a sigla para High-Definition Television, que corresponde a uma TV que transmite imagens com maior qualidade do que os televisores normais.

Qual é a vantagem de comprar um aparelho de alta definição?
A vantagem de comprar um aparelho de alta definição é que você poderá aproveitar toda a qualidade de vídeos no padrão Blu-ray e ter acesso a toda qualidade de imagem da TV digital — o que não acontece em TVs analógicas, que limitam a qualidade de transmissão à resolução suportada pelo televisor.

Só vou conseguir alta definição em TVs de LCD ou plasma?
Não. Também existem no mercado aparelhos CRT de alta resolução, mas a diferença é que eles não possuem a mesma espessura das TVs de LCD e plasma.

Quais são os pontos negativos de uma TV de LCD?
Um dos pontos negativos do LCD é que ele oferece menor contraste e tem dificuldades para representar cores como o preto e cinza escuros. O tempo de resposta da tecnologia também é maior do que o plasma.

O que é taxa de contraste?
A taxa de contraste aponta a quantidade de cores que se formam do branco ao preto total. Vale ficar atento que, quanto maior esse número, melhor a qualidade. O ideal é que o valor fique acima de 25000:1.

O que é tempo de resposta?
Tempo de resposta é o período que um pixel leva para ir do preto (que corresponde ao desligado) até o branco (ligado). São medidos em milissegundos. Assim, é ele que é responsável por produzir o efeito colorido de cada cena. Se esse intervalo de tempo for muito grande, você irá se deparar com o famoso "efeito fantasma", parecendo que a imagem tem uma sombra. Desta forma, quanto menor o tempo de resposta, melhor será a atualização da imagem. O ideal é que uma TV tenha, no máximo, 16 milissegundos (ms).

Toda TV de plasma ou LCD tem tela plana?
Sim, toda TV de plasma e LCD tem tela plana.

O que é dead pixel? Preciso me preocupar com isso?
Os "dead pixels", ou pixels mortos, são pontos em monitores e televisões de LCD que ficam apagados na hora de transmitir a imagem. Cada fabricante possui uma política de tolerância de dead pixels. Assim, na hora de comprar seu televisor, fique de olho em quais são as regras de cada um deles.

Qual é a diferença entre 1080i e 1080p?
As letras "i" e "p" sinalizam a maneira como as imagens são apresentadas pelo monitor ou TV. Na primeira, as linhas de imagem são mostradas de forma entrelaçada e são lidas alternadamente (primeiro as ímpares e depois as pares). Já na segunda, a leitura é feita de forma progressiva, ou seja, as linhas são lidas em sequência.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host