UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

23/07/2009 - 10h30

Saiba como assistir a vídeos do notebook na televisão

CINTIA BAIO | Para o UOL Tecnologia

Tire dúvidas sobre o assunto

  • Maurício Schorsch, do Senac, tira as principais dúvidas sobre como ver vídeos do notebook direto na televisão, seja ela de plasma, lcd ou tubo.

    Clique sobre o vídeo para aumentar a imagem

A combinação de uma boa televisão mais um notebook (mesmo com configurações modestas) já não é artigo de luxo há um bom tempo para o brasileiro. Se você tem esses dois equipamentos em casa, provalvemente já pensou em exibir aquele vídeo bacana que está na telinha direto para a telona da TV, para assisti-lo mais confortavelmente.

Fazer os dois equipamentos conversarem não é tarefa difícil: basicamente, o notebook passa as imagens e o som para a tevê por meio de cabos. Dessa maneira, a televisão funcionará como um monitor, exibindo todo o conteúdo da tela do portátil.

Você assiste a vídeos do seu notebook na TV?

O procedimento é bem simples de se fazer, mas exige um pouco de atenção. O primeiro passo é observar qual é a saída do seu notebook. Geralmente, elas estão localizadas na parte traseira do laptop ou nas laterais. Modelos mais novos apresentam, inclusive, mais de uma.

As mais comuns são a VGA e a S-Vídeo —que são tipos de conexão—, mas existem outros, como DVI. Em notebooks top de linha é possível encontrar ainda a HDMI, responsável por transmitir imagens em alta definição —desde que a tevê suporte o formato e o vídeo apresente resolução adequada.

Se você não está familiarizado com tais conexões, compare as imagens do álbum de fotos com as do seu notebook para indentificá-las, ou veja na tabela abaixo.

De olho na TV

Depois, é hora de saber qual é (ou quais são) a entrada disponível na sua televisão —que vai receber o conteúdo do notebook para reprodução. Se o modelo for de LCD ou plasma, tudo fica mais fácil —tais aparelhos trazem mais de uma opção, geralmente com entradas VGA, S-Vídeo, HDMI. Agora, se for a velha tevê de tubo, é bem provável que você encontre uma entrada RCA, uma das mais simples.

As conexões estão localizadas, na maioria das vezes, na parte traseira do equipamento. Mais uma vez, se você não está familiarizado com tais conexões, compare as imagens do álbum de fotos com as da televisão para indentificá-las, ou veja na tabela abaixo.

Comece a 'conversa'

CONECTORNOME
HDMI
DVI
Vídeo
Componente
S-Vídeo
Vídeo
Composto (RCA)
VGA
Com esses dados em mão, é hora de comprar o cabo, responsável por transmitir as imagens de uma tela para a outra. Se o notebook e a televisão possuirem saída e entrada com os mesmos padrões (VGA/VGA, por exemplo), basta comprar um cabo simples com a conexão desejada (nesse caso, entrada e saída VGA, por exemplo).

Caso isso não aconteça —algo bem comum para quem tem um notebook mais novo e uma tevê de tubo— será preciso comprar um cabo customizado, que traga, de um lado, a saída correspondente ao notebook e, de outro, a entrada correspondente a da televisão.

Uma conexão entre a tevê de tubo e um notebook com saída VGA, por exemplo, precisaria de um cabo com uma ponta (saída) VGA e a outra (entrada) RCA.

Boa parte das lojas de informática fazem esse tipo de montagem e o preço varia de R$ 10 a R$ 100 —dependendo da conexão (a HDMI é a mais cara).

Vale lembrar aqui que pode haver perda de qualidade dependendo do modo como "uma entrada conversa com uma saída". Não adianta ter um notebook com HDMI e uma TV de tubo não compatível com padrões de alta definição.

A conexão

Com o cabo pronto, é só ligar cada ponta na saída e entrada correspondente (do laptop e da tevê) e ligar os aparelhos.

Aqui, vale ficar atento. Em boa parte dos notebooks será preciso pressionar uma combinação de teclas (geralmente Func+F5) para que o laptop reconheça que, agora, a imagem deve ser reproduzida na televisão.

Em outros casos, será preciso ir até a opção Propriedades do notebook —clique com o botão direito no desktop para acessá-lo— acessar a aba Configurações e determinar que a imagem seja exibida na TV. Também vale alterar a resolução da tela nessa mesma aba para uma semelhante a da televisão.

Na maioria das tevês não será preciso fazer nenhuma configuração. A conexão será reconhecida automaticamente. Mas é preciso selecionar a entrada correspondente utilizando o controle remoto, por exemplo.

Solta o som

Além de garantir a imagem do notebook na telona, é preciso passar o som do notebook para a televisão. Observar entradas e saídas também é o principal passo nessa etapa.

ÁLBUM DE FOTOS
Flávio Florido/UOL
Cabo P2 para som
Para grande parte dos notebooks, a saída a ser utilizada é aquela onde você pluga o fone de ouvido, conhecida como P2. Se a televisão for de LCD ou plasma, é bem provável que ela também tenha uma entrada com a mesma conexão. Assim, é só comprar um cabo chamado P2/P2 e fazer a ligação.

Se a televisão não possuir a entrada P2 (o que é bem provável em TVs de tubo) é preciso saber qual é a conexão correta, da mesma maneira que você fez com a entrada de imagem. Geralmente, elas estão ao lado do conector de vídeo correspondente.

A compra dos cabos de áudio será feita da mesma maneira que os de vídeo. Se entradas e saídas não forem iguais, será preciso pedir um cabo customizado.

Já a conexão funciona da mesma maneira: basta plugar cada uma das pontas correspondentes na tevê e no notebook. Se o reconhecimento não for automático, acesse o menu de configurações da televisão para definir em qual conexão o cabo foi plugado.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host

    Tire dúvidas sobre o assunto