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17/08/2009 - 08h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h23

Vale a pena comprar garantia estendida para eletrônicos?

JOÃO BRUNELLI | Para o UOL Tecnologia
Até algum tempo atrás, não era raro que algumas pessoas colocassem capas plásticas sobre seus computadores enquanto eles estavam fora de uso, para protegê-los da poeira e de outras ameaças domésticas. Apesar da boa intenção, tanto cuidado não se mostrava tão eficiente quando a máquina era ligada e suas ventoinhas sugavam ar —junto de alguma sujeira— para os circuitos, mas isso não era o mais importante: o negócio era sentir que o equipamento, tão caro, recebia todo cuidado possível.

Um iPhone ou 4 Hi-Phones?

  • Sonho de consumo entre 9 a cada dez aficionados por tecnologia, o iPhone pode ser encontrado por preços que variam de R$ 351 a
    R$ 2.334 (dependendo do plano escolhido).

    Estender sua garantia por um ano sai por R$ 160 nas lojas da rede A2You. Uma pechincha?

    E o que acha que apelar para o genérico, o Hi-Phone (foto)? Com o preço de um iPhone, dá para levar quatro aparelhos "made in China" (sem o charme do original, claro).

Ainda que os preços tenham despencado nos últimos anos, notebooks e televisores de alta definição não são exatamente baratos. Só para se ter ideia, pelo mesmo valor de uma TV LCD de 42 polegadas Full HD é possível que um consumidor (que não esteja interessado na última palavra da tecnologia) leve para casa um aparelho CRT de 29 polegadas junto de um bom DVD player, e com o troco, ainda é possível mobiliar uma parte da sala.

Avareza à parte, diversas lojas e fabricantes atualmente oferecem a seus clientes uma opção adicional para proteger seu novo equipamento (e seu dinheiro), a chamada garantia estendida.

Entre a sorte e o azar, muita gente parece não estar disposta a arriscar. De acordo com a Susep (Superintendência de Seguros Privados), desde janeiro de 2008 os brasileiros gastaram quase R$ 2,1 bilhões em planos de garantia estendida, enquanto os sinistros (quebras de aparelhos) no período somaram "apenas" R$ 197 milhões -ou seja, menos de 10% de ocorrências.

O preço

Por valores que partem de 15% do preço do produto final, é possível esticar o tempo em que o eletrônico pode ser reparado sem outros custos por um período que varia entre 1 e 3 anos depois do término da garantia da fábrica —que pode durar de 90 dias a 2 anos, dependendo do caso. De acordo com uma regulamentação da Susep a prática é uma forma de seguro privado, com apólice e tudo mais, que opcionalmente pode ser adquirido pelo consumidor.

Saiba quais são as desvantagens do seguro

Na Mapfre, que oferece seus serviços para lojas como Fnac, Fast Shop e Americanas, o tempo máximo da garantia extra é de três anos, e seu valor para garantir a saúde de um laptop de R$ 2.000 por dois anos adicionais é de R$ 490. Já na Dell, que oferece sua própria garantia extra aos clientes, a conta pode sair um pouco mais salgada, só que com direito a alguns luxos.

Por exemplo, por mais R$ 902, o consumidor que optar por um Vostro de R$ 1.999, tem direito a ser atendido em casa sem outros custos pelos próximos três anos. Em ambos casos, as baterias —justamente o componente que apresenta a maior quantidade de dores de cabeça aos usuários de computadores móveis— não são cobertas pela garantia estendida.

Para se ter uma ideia, caso alguma infelicidade do destino faça o dono de uma TV de alta definição precisar substituir a tela de seu aparelho, a troca geralmente sairá quase pelo preço de um televisor novo, enquanto dois anos de cobertura adicional para um aparelho no valor de R$ 2.500 sai por cerca de R$ 400. "Geralmente, compensa ter uma garantia estendida", explica Juliana, atendente de uma autorizada LG em Campinas (SP). Em outras assistências técnicas de outras marcas, o discurso sempre foi mais ou menos parecido.

O mesmo acontece no caso dos notebooks. Uma rápida pesquisa em autorizadas HP mostra que a placa mãe de um modelo DV6000, vendido por cerca de R$ 2.000 há dois anos não sai por menos de R$ 1.500, sem o valor da instalação. Enquanto isso, por R$ 438 é possível ampliar a cobertura de um HP Compaq CQ50, que custa R$ 2.300, por dois anos na Fnac.

Vale lembrar que, no caso de garantias oferecidas por seguradoras, não adianta o consumidor levar seu aparelho quebrado em uma autorizada para que o serviço seja realizado. "Primeiro ele deverá entrar em contato com uma central de atendimento, onde será orientado a levar seu bem para um posto de atendimento credenciado", explica Alberto da Mora Nogueira, gerente de negócios da Mapfre.

Com exceção desse detalhe, a empresa afirma que a garantia estendida "tem as mesmas condições do fabricante", teoria rejeitada por Renata Reis, técnica do Procon de SP. "O que os clientes devem lembrar é que a seguradora que oferece a garantia estendida não tem nada a ver com o fabricante. Na realidade, ela é uma empresa contratada que irá tentar consertar o aparelho", lembra, completando que esse tipo de seguro é o líder nas reclamações no setor, "muito à frente dos automotivos e residenciais".

Se você está pensando em optar por uma garantia estendida, saiba quais são as desvantagens do seguro antes de se decidir.

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