UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

19/11/2009 - 08h00 / Atualizada 19/11/2009 - 08h00

Conheça ranking dos dez acidentes mais bizarros com gadgets

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Cartão de memória mastigado, pedrive sugado pelo aspirador de pó e um computador recuperado após a passagem do furacão Katrina: por mais inacreditáveis, esses acidentes são reais.

Eles foram listados pela Kroll Ontrack, empresa norte-americana especializada em recuperação de dados. A empresa tem a tradição de publicar todos os anos os desastres mais bizarros que acontecem com aparelhos eletrônicos de clientes que a procuram.

O ranking desse ano sai no mês de dezembro. Confira o Top 10 de 2008, que traz histórias em que poucos acreditariam:

1) Laptop tostado
Um senhor colocou seu laptop dentro do forno do fogão, na tentativa de escondê-lo de ladrões que eventualmente pudessem invadir a casa, pois ele sairia de férias. Sua esposa voltou para casa nesse dia e resolveu pré-aquecer o forno antes de assar um frango para o jantar. Além de assar o jantar, o forno queimou o drive também.

2) Há uma selva lá fora
Um projeto de um instituto de pesquisa em vida selvagem entrou em apuros quando os chips de monitoramento presentes num colar colocado numa pantera da Flórida foram danificados. Os dados sobre os hábitos do animal conseguiram ser salvos.

3) Sugado pelo aspirador
Uma limpeza rotineira na casa virou um desastre quando um pendrive de 1GB foi sugado junto com farelos de comida para dentro do aspirador de pó. O aspirador era tão potente que o pendrive foi totalmente destruído.

4) Dentes de leão
A Kroll recebeu um cartão de memória SD de uma câmera cheio de marcas de dentes. O usuário disse que um "animal selvagem" o tinha pego e mastigado. Mas o animal a que ele se referia, no final das contas, era seu filho de 2 anos de idade.

5) Cachorro louco
Um cachorro resolveu adotar um novo brinquedo, que estava em cima da mesa de café da sala de estar de uma família norte-americana: um drive USB. Nele estavam cinco anos de fotos da família, que puderam ser recuperados.

6) Bens roubados
Um laptop foi roubado de dentro de uma casa junto junto com o carro da família. O carro foi achado próximo à beira de um rio, mas não havia sinal do computador. Dias depois, um bom samaritano achou o laptop e o devolveu. Ele estava nas areias de uma praia próxima. Conclusão: foi carregado pelas águas do rio até o mar.

7) Que barulho esquisito!
Um produtor de filmes independentes colocava os detalhes finais na sua última produção quando seu Macbook Pro começou a fazer barulhos estranhos e parou de funcionar. Sem uma cópia de backup, o produtor pensou ter perdido um ano de trabalho, mas foi possível recuperar os arquivos.

8) Saiu para pescar seu próprio notebook
Uma advogada pensou que poderia sair para pescar com seu pai e ao mesmo tempo acompanhar o trabalho. Furioso ao ver que ela tinha levado seu laptop para o barco, um amigo de seu pai jogou o aparelho na água. Ela pulou na água de roupa e tudo e conseguiu pegar o aparelho, que mesmo dentro da mala já estava todo molhado. Mesmo assim, foi possível recuperar os dados.

9) Sobreviventes de um furacão
Um casal perdeu todos os seus bens após as enchentes causadas pelo furacão Katrina em 2005, entre eles as fotos do noivado e casamento. Quando a água baixou, eles voltaram à casa para recuperar algumas coisas, como o computador pessoal. Eles chegaram a levar o aparelho à uma assistência técnica local, mas o drive já estava corroído. Mas não desistiram, procuraram novos especialistas e conseguiram reaver as fotos do casamento.

10) Volta ao mundo
Uma viagem pelo mar de volta ao mundo terminou mal quando o barco da viajante adernou no último dia de viagem, com o laptop que registrou todo o diário de bordo. Mas, foi possível recuperar 100% dos dados do aparelho.

Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host