UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

19/11/2009 - 08h00 / Atualizada 24/11/2009 - 15h51

Saiba o que fazer quando acontece um acidente com seu gadget

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Quando você menos espera, o desastre acontece. Seu celular cai dentro da piscina ou você derrama café no teclado do computador. Mas não se desespere: depois que o mal está feito, é possível agir com rapidez para minimizar os estragos feitos.

Internautas relataram alguns acidentes bizarros no Fórum do UOL Tecnologia. Entre os casos, está o de um lutador de judô que esqueceu o celular no bolso da bermuda e, após um golpe, teve o aparelho esmagado.

Além é claro dos inúmeros relatos de aparelhos celulares que caíram dentro do vaso sanitário (e aqui fica a pergunta: você teria coragem de pegar o celular de volta?).

No caso dos acidentes que envolvem líquidos e eletricidade, é possível tomar algumas providências para minimizar danos. Preparamos um quiz, logo abaixo, para você testar seus conhecimentos sobre o que fazer nessas situações.

Entretanto, se o problema foi mecânico, como quedas ou "esmagamentos", não há muito que fazer. Por exemplo, se você apoiou a mala com o notebook em cima do capô do carro, esqueceu, deu a partida e foi embora, deixando o laptop se esborrachar no chão. Para esses casos, a recomendação é que você leve o que sobrou do aparelho à assistência técnica da fabricante para tentar recuperar ao menos os arquivos salvos no HD.

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas. "Existem cases especiais, do tipo super resistentes, que podem ser compradas. Você coloca a capa protetora no celular ou no notebook e impede que, nos casos de choque mecânico dos aparelhos, eles sofram rachaduras ou maiores danos", explica Renato Giacomini, professor do curso de Engenharia Elétrica da FEI.

Ainda, existem empresas especializadas em recuperar dados perdidos no caso de acidentes extremos com notebooks, computadores e pendrives, como a norte-americana Ontrack. Anualmente a companhia divulga o Top 10 dos acidentes mais inacreditáveis que acontecem com clientes que a procuram. Confira a lista.

O quiz abaixo reúne algumas dicas que podem salvar seu eletrônico. Teste seus conhecimentos em primeiros socorros a gadgets.





Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host