UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/11/2009 - 08h00 / Atualizada 25/11/2009 - 08h00

Como fazer backup com o pendrive

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Por ser um meio de transporte seguro de dados, o pendrive pode servir também como dispositivo de backup para o seu computador. Além de manter uma cópia dos arquivos e mantê-lo protegido contra qualquer perda indesejável, o usuário tem a vantagem de carregar arquivos sempre atualizados, não correndo o risco de editar arquivos desatualizados em locais remotos.

Esses softwares possuem função de sincronismo. Ou seja, não importa se o arquivo mais atualizado está no pendrive ou no disco rígido do seu computador, a última cópia a ser gravada será sempre a mais atual.

Um software em que você pode sincronizar suas pastas com um pendrive é o SyncToy, um software gratuito da Microsoft. Com ele, você mantém sempre os arquivos atualizados tanto no pendrive, quando no disco rígido do computador. Esse freeware requer o Microsoft Windows XP, e está disponível em inglês.

O siiOutro software interessante é o Allway Sync Portable, que é feito para ser carregado em um pendrive. Com ele, é possível sincronizar as pastas do seu computador com seu dispositivo de memória USB, ou o inverso. Possui suporte a diversos tipos de sistemas de arquivos, como FAT, NTFS, CDFS e UDF, e é compatível com Windows 95, 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003 e Vista. O software é gratuito.

O SyncBack é outro software gratuito que serve para fazer backup de seus arquivos, em um disco rígido local, rede ou pendrive. Esse freeware possui integração com o agendador de tarefas do Windows, além de filtro de arquivos e seleção de subdiretórios, entre outras funções. É compatível com Windows 2000, XP, 2003 e Vista, e é gratuito.


Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host