UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/11/2009 - 08h00 / Atualizada 25/11/2009 - 08h00

Dicas de como esconder, e proteger com criptografia os dados do pen drive

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Uma das formas mais eficientes de proteger seus arquivos em um pen drive é criptografando-os, deixando-os inacessíveis aos usuários comuns. O arquivo é convertido utilizando um algoritmo e só pode ser aberto com o uso de senha. Em outros casos, existem alguns programas que permitem criar partições ocultas, que só podem ser abertas com a execução de um software que lê essa partição.

Alguns pen drives já vem com essas ferramentas de segurança, como o Kingston DataTraveler 410, testado pelo UOL Tecnologia. Isso não impede que um software semelhante possa ser instalado em seu computador, para que isso seja feito em um pen drive comum.

Na hora de criar uma partição oculta, você pode utilizar o Rohos Mini Drive. Ele cria uma partição encriptada, que é acessada a partir da execução de um arquivo no pen drive. Digitando a senha correta, uma unidade é montada, como se um novo disco estivesse conectado ao sistema. Para que ela fique oculta novamente, basta desconectar a unidade de forma lógica, e não física. O programa é gratuito e funciona em Windows XP e Vista.

Para criptografar arquivos, há o True Crypt. Esse software, que é gratuito e de código aberto, permite criptografar um arquivo ou o disco rígido inteiro do computador. Com ele, o arquivo fica protegido com senha, e é montado em um drive virtual toda vez que é acessado. Diferente do Rohos, o arquivo não fica oculto. Também é compatível com Windows 2000, XP, 2003 e Vista.

Últimas dicas de Hardware e Gadgets

Hospedagem: UOL Host