UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/11/2009 - 08h00

Transforme seu pendrive em um escritório móvel

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Se você só utiliza o seu pendrive para carregar seus arquivos de um lado para o outro, como fazia na época dos disquetes flexíveis, saiba que está deixando de aproveitar uma poderosa ferramenta.

Há pouco tempo, quando eles ainda possuíam uma capacidade pequena de armazenamento, não havia outro jeito. Só era possível armazenar algumas fotos, documentos e arquivos que não conseguíamos mandar por e-mail.

Entretanto, com a queda dos preços das memórias, houve um aumento do tamanho do armazenamento chegando aos inimagináveis 128 GB que temos hoje em alguns pendrives vendidos comercialmente. E o que é possível fazer com tanto espaço?


O UOL Tecnologia mostra como extrair o máximo do seu pendrive, tornando-o uma ferramenta essencial no seu dia a dia. Para isso, separamos alguns softwares gratuitos para você baixar em seu computador e usar em dispositivos de armazenamento com interface USB.

Mais que armazenamento

O uso mais comum do pendrive é o de armazenamento de imagens e documentos. Entretanto, ainda sobra muito espaço para outras funções.

Para aumentar a segurança do seu computador, é possível transformá-lo em uma chave digital. Instalando um programa de segurança, o seu computador só funcionará se o pendrive estiver plugado na porta USB. Isso impedirá que outras pessoas tenham acesso a informações confidenciais, que só estarão acessíveis a sua chave eletrônica. Além disso, é possível criar partições escondidas no pendrive, que só são acessíveis através de programas específicos. Caso você queira apenas proteger alguns arquivos confidenciais, criptografe esses arquivos e só permita o acesso a quem tiver a chave.

Para deixá-lo com a sua cara, aprenda a personalizar o pendrive criando um arquivo auto-executável que mostra ícones e o nome do disco personalizado. Além disso, é possível iniciar um programa previamente escolhido, automatizando o processo e aumentando sua produtividade.

Mantenha cópias de segurança de seus arquivos, utilizando programas que gravam cópias atualizadas no disco removível. Com eles, é possível editar os arquivos do pendrive e fazer o processo reverso, atualizando também arquivos do computador que foram alterados fora de sua estação de trabalho. E se seu computador quebrar saiba que é possível transformá-lo em um disco de inicialização, rodando um sistema operacional dentro dele.

Você pode, ainda, levar seus programas preferidos dentro do pen drive e usá-los em qualquer máquina que possua uma entrada USB. Programas como o Open Office, Mozilla Firefox, Skype, entre outros, possuem sua versão portátil, que roda diretamente do pendrive e não necessita de instalação. Existem ainda, pacotes de aplicativos, que funcionam como escritórios móveis.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host