UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/11/2009 - 08h00

Bloqueie o acesso de estranhos ao seu PC usando o pendrive

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Se você é um daqueles que acha que a senha de login do PC não é mais o suficiente para protegê-lo de ser acessado por espertinhos ou curiosos, saiba que existem formas de bloquear seu PC usando um pendrive. Se o dispositivo USB estiver conectado no computador, ele funcionará normalmente. Ao desconectar o pendrive, o computador é bloqueado e só será desbloqueado quando o mesmo for reconectado, funcionando como uma chave digital.

Para isso, é necessário instalar um software em seu PC, que gravará as informações tanto no disco rígido, quanto no pendrive, que serão usadas para liberar o acesso.

Um software gratuito e que pode auxiliá-lo nessa tarefa é o Predator. Ele transforma qualquer dispositivo de armazenamento USB em uma chave que permite bloquear ou desbloquear o computador. Um arquivo é copiado no pendrive durante a instalação do software no disco rígido do computador, e esse arquivo funciona como uma chave de acesso. De tempos em tempos, a chave é atualizada, para evitar que o arquivo seja copiado e usado em outro dispositivo USB. A licença é gratuita para uso pessoal e o software é compatível com Windows XP e Vista.

Outra forma de bloquear o acesso usando um pendrive é utilizando dispositivos com leitura biométrica. Com eles, é possível bloquear o computador, que só é liberado com a conexão do pendrive e a leitura da digital da pessoa autorizada. Um exemplo é o modelo da Transcend JF 220, testado pelo UOL Tecnologia.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host