UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/11/2009 - 08h00

Como transformar seu pendrive em um disco de boot

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Todo mundo já passou ou conhece alguém que já esteve nessa situação. Num belo dia ao ligar o computador, o sistema operacional não inicia. Na hora, o desespero toma conta e você, que não entende muito de computadores, fica esperando alguém que saiba um pouco de informática para te ajudar. Depois de muito tempo esperando, essa pessoa chega com um disco de boot, que faz o milagre de iniciar seu computador e recuperar seus dados.

Um pendrive pode rodar até um sistema operacional dentro dele, de forma independente ao disco rígido interno do computador, como se fosse um disco rígido externo. Basta instalar um programa no pendrive e verificar se o seu computador suporta iniciar usando um dispositivo de memória USB. Para isso, verifique no manual do usuário da placa mãe se há essa compatibilidade.

Um programa capaz de gerar um disco de boot no pendrive é o A Bootable USB, que pode ser usado para instalar o Windows Vista, 2008 e 7. Ele cria um disco de instalação semelhante ao original, mas que pode ser usado em equipamentos sem um leitor de DVD, como por exemplo, um netbook. Como restrições, é mais indicado para a instalação apenas desses sistemas operacionais, que são mais recentes, e não é indicado para quem quer apenas copiar alguns arquivos do disco antes de formatá-lo. Gratuito para uso pessoal.

Outro programa, que é compatível com versões anteriores do Windows, como o 98, 2000, Millenium e XP é o Make Bootable Pendrive. Com ele, é possível criar um disco de boot no pendrive e depois copiar alguns arquivos para formatar ou fazer o diagnóstico dos problemas do disco. O Make Bootable Pendrive é gratuito.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host