UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Hardware e Gadgets

25/11/2009 - 08h00

Como transformar programas de um PC em portáteis

NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Trabalhar em máquinas de terceiros normalmente nos levam a um problema difícil de ser solucionado. Os softwares que estamos acostumados a usar não costumam estar instalados.

O pendrive pode auxiliar nesse tipo de problema. Existem alguns softwares que ajudam você a converter o seu software favorito em uma versão portátil, mas nem sempre eles funcionam, e para verificar se seu programa é ou não compatível, só é possível descobrir através da tentativa e erro. Outra possibilidade, mais indicada, é usar o software portátil desenvolvido pelo próprio desenvolvedor, o que garante que o programa já foi testado em um pendrive antes de ser distribuído.

O portable Open Office é a versão portátil do famoso pacote de aplicativos de edição de textos, planilhas e apresentações. Possui todas as funcionalidades do Open Office normal, exceto o aplicativo de banco de dados. Seu maior benefício é editar arquivos do Microsoft Office, e ser gratuito, pois é um programa de código aberto.

Para quem gosta de comunicadores instantâneos, um programa compatível com vários clientes como MSN, IRC, ICQ, Jabber, Yahoo, entre outros, é o Miranda IM portable. É extremamente leve, e possibilita gravar o histórico das conversas, como na versão original.

Outro programa que possui sua versão portátil é o Gimp. Muito conhecido por aqueles que não podem comprar um software como o Photoshop para editar suas imagens, ele é gratuito, e suporta diversos arquivos de imagem, como JPG, GIF, BMP, TIFF, PSD. É um bom software para quem deseja editar suas fotos em qualquer computador, pois conta com todas as funcionalidades da sua versão original. É compatível com Windows 2000, XP e Vista.

Se você não quer perder tempo, e desejar um pacote de aplicativos que funcione como um escritório portátil, pode optar pelo PortableApps Suite Standard. Ele já vem com uma seleção de softwares portáteis, incluindo alguns jogos, programas de mensagens instantâneas, navegador para internet como o Mozilla Firefox Portable, leitor de PDFs, Open Office, entre outros. É compatível com praticamente todas as versões do Windows, a partir do Windows 95.

Existem ainda, inúmeras versões de programas portáteis, como os já conhecidos, , eMule (compartilhador de arquivos P2P), o VLC Media Player (tocador de vídeos compatível com diversos codecs), entre outros.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Hardware e Gadgets

    Hospedagem: UOL Host