UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

30/09/2009 - 07h00 / Atualizada 13/05/2010 - 18h50

Saiba onde e como guardar seu conteúdo online

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
A vida de muitos internautas já migrou do real para o virtual. Usar e-mail e redes sociais, disponibilizar fotos e vídeos em sites de compartilhamento, postar em serviços de microblog e manter um blog já faz parte do cotidiano de muitas pessoas.

Porém, tais serviços dependem diretamente do acesso à internet e deixam todo seu conteúdo nas mãos dos sites. Se um dia o site sair do ar, você perde tudo? E se você não puder acessar seu e-mail para pegar um endereço? Para ajudar você a guardar seus dados, o UOL Tecnologia testou alguns serviços de backup de conteúdo online.

Backup de conteúdo online

  • GettyImages


Twitter
O Tweetake é um site independente do Twitter que permite fazer uma cópia de segurança das pessoas que você segue, das pessoas que seguem você, seus tweets, suas Direct Messages e dos tweets que você marcou como favorito. Basta acessar o site, colocar o login e senha do Twitter e, depois, selecionar o que você quer salvar.

Na sequencia, clique no botão "Get'em!" e começará o download dos dados selecionados. O arquivo estará no formato CSV (Comma Separeted-Values ou Valores Separados por Vírgula) que é facilmente aberto pelo Microsoft Excel.

Google Docs
O Google Docs permite armazenar documentos, planilhas e apresentações na internet. Há duas formas de fazer isso: pelo próprio Google Docs ou através de um complemento do Firefox.

Pelo Google Docs, basta selecionar o arquivo, clicar no botão "More Actions" e escolher a opção "Export as". Depois salve no formato que você quiser.

Outra maneira de gravar seus documentos é com o Mozilla Firefox. O primeiro passo é instalar um complemento chamado GreaseMonkey. Após instalar o app e reiniciar o browser, abra o script. O Firefox abrirá um caixa de diálogo perguntando se você quer instalá-lo. Clique em Instalar. Vá no menu Ferramentas e escolha a opção Greasemonkey. Abrirá uma série de itens, clique em Ativado. (Se não ativar o Greasemonkey, o script não funcionará).

Ao acessar o Google Docs você notará que no lado direito superior terá o botão "Download Your Documents". Para baixar seus documentos, basta selecioná-lo e clicar no botão "Download Your Documents".

Orkut
O Orkut é o site de relacionamento mais acessado do Brasil e, como quase tudo na internet, também está sujeito a falhas. Para se prevenir de ataques virtuais e da possível perda de contatos, o próprio Orkut disponibiliza uma ferramenta para cópia de contatos.

Para fazer a cópia, acesse o Orkut e clique em Amigos na parte superior da página. Depois vá no canto direito inferior, onde estará escrito "Exportar Contatos" e clique no botão "exportar contatos". A página pedirá para você digitar um sequência de caracteres, para que o sistema verifique se é um usuário, de fato, que está executando a operação. Iniciará o download dos seus contatos no formato CSV (Comma Separeted-Values ou Valores Separados por Vírgula).

O Orkut não permite exportar scraps para um arquivo, mas através do site O Curioso é possível guardar cópias dos seus recados. É só fazer um cadastro no site e colar a url do seu perfil, para que o site começe a guardar seus scraps. Você deve marcar aqueles recados que quer fazer um backup permanente.

Facebook
Você pode também copiar contatos do Facebook. Primeiramente, acesse sua conta e, depois, acesse o aplicativo "Export Friends to CSV". No lado esquerdo da página que abrirá, clique em Go to Application. Aparecerá uma série de itens para você escolher. Uma vez escolhidos, clique no botão "Create csv file". O download do arquivo em formato csv iniciará automaticamente.

Flickr
No site compartilhador de fotos, Flickr, também é possível fazer uma cópia de segurança das fotos. O procedimento é bem simples. Primeiro, instale o Flickrdown. Abra o programa e no campo Search, digite o username do Flickr do qual você deseja baixar fotos e clique em Lookup. As fotos estarão divididas por álbum. Para acessar as fotos, clique em cima do nome do álbum. Selecione as fotos que você quiser e escolha no item Destination, em qual pasta você irá baixar os arquivos. Por fim, clique em Download.

Picasa
Outro serviço de compartilhamento de fotos que também permite backup é o Picasa. Com o programa instalado, basta ir no Menu Tools (Ferramentas) e clicar na opção Back Up Pictures.

Blogs
O HTTrack permite que o usuário faça uma cópia completa de um site de internet. Este software é uma ótima opção para quem quer guardar uma cópia de segurança de um blog, por exemplo.

O programa tem uma interface intuitiva. Basta criar um novo projeto, nomeá-lo, digitar o endereço da página que você quer copiar e começar o download. O tempo de download será proporcional ao tamanho do site, logo esse processo pode demorar um bom tempo, mas o bom é que funciona com qualquer página.

Gmail
O Gmail Backup é uma ferramenta que baixa todos seus e-mail no formato EML. Com este formato é possível exportar as mensagens para o Outlook. O funcionamento do programa é simples. É só colocar usuário e senha e escolher a pasta que você deseja copiar seus emails.

Vídeos online
Sabe aquele vídeo que você viu no UOL Mais ou no YouTube, mas por não ter uma conexão de internet muito boa, deseja guardar para rever mais tarde? O VDownloader resolve este problema. O usuário só deverá copiar o endereço dos vídeos e copiar para este programa. O software também permite baixar apenas o áudio do vídeo, no formato MP3. Veja outros programas para baixar vídeos da internet.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host