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01/10/2009 - 07h00 / Atualizada 29/10/2009 - 19h23

Sites se preocupam com reputação em fraudes de vendas online

Por Bruno Roberti | Do UOL Tecnologia
Os sites de leilões recebem muitas reclamações e processos quando um negócio não dá certo, já que o usuário estava no ambiente virtual da empresa e foi prejudicado.

Mesmo com termos de responsabilidade que eximem a empresa de quaisquer danos por negócios errados, um dos problemas enfrentados pelo site é quanto à sua reputação.

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Por isso, há uma constante preocupação em prevenir e detectar fraudes de alguns tipos, como contas inexistentes, invasão de perfis, reputação e qualificação e meios de pagamento.

Para Sidney Koto, gerente de risco do TodaOferta, é preciso análises para desenvolver métodos de prevenções. "O cadastro é um momento importante, pois analisamos a reputação do indivíduo por meio de seus dados cadastrais", afirmou.

Além disso, há um acompanhamento na negociação de cada usuário. "É necessário, também, mapear o comportamento de cada um. É mais fácil verificar a fraude conforme a pessoa interage com o site", salientou.

Koto também é um dos programadores do PagSeguro, sistema de pagamentos online que permite que pessoas e empresas façam transações com segurança.

No caso do site TodaOferta, se o comprador escolher pagar o produto com o PagSeguro, o dinheiro fica numa espécie de limbo até que o produto seja entregue e avaliado. Caso haja algum problema, o usuário pode bloquear o pagamento.

O Mercado Livre tem um sistema semelhante, chamado de Mercado Pago. O vendedor oferece gratuitamente a opção do recurso que é cobrado, mas funciona como segurança para os compradores, que liberam o pagamento após o recebimento e aprovação do produto.

Além disso, Koto também vai implementar no TodaOferta mês de outubro um sistema chamado Verifica, uma plataforma verificadora de riscos. A ferramenta vai fazer um banco de dados com cada perfil, IP, CPF, negociações e dados dos usuários, que vai dar uma garantia maior na hora da venda ou compra.

Já no caso do Mercado Livre, um outro problema que alavanca as fraudes são as disputas entre vendedores. Como após cada venda o usuário precisa pagar uma quantia ao site, outros vendedores concorrentes fazem uma compra com uma conta "fantasma" para tirar o produto rival e ainda fazer com que o vendedor tenha prejuízo.

Onde também há disputa é em relação aos links patrocinados de cada anúncio, aqueles que ficam em destaque no site. Na hora de fazer a opção por links patrocinados, o vendedor pode limitar o número de cliques. É aí que outros vendedores clicam no produto, sem a intenção de comprá-lo, até que o link saia do destaque.

"São muitos métodos e modelos. Cada recurso pode ser fraudado de um jeito. Precisamos identificar o risco de cada empresa e remover, aos poucos, os usuários maliciosos", concluiu Koto.

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