UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

27/11/2009 - 20h04 / Atualizada 30/11/2009 - 10h22

Confira dicas para programar sua viagem pela internet

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia

Com a chegada do final de ano e o início da temporada de férias, as pessoas começam a se mobilizar para viajar, seja para dentro do próprio país ou viagens internacionais. O UOL Tecnologia reuniu uma série de dicas que te ajudará a planejar e ver o que é possível antecipar pela internet.

Compra de passagens

Comprar passagens pela internet não é nenhum mistério. A maioria das empresas aéreas brasileiras já oferecem serviço de venda de passagens. O processo é simples e rápido: basta colocar o aeroporto de origem e de destino e consultar os possíveis horários. O pagamento é feito via cartão de crédito ou depósito bancário.

O interessante é que essas consultas são todas sem compromisso, não exige nenhum tipo de cadastro do usuário e ainda mostram as taxas de embarque, as quais os passageiros serão submetidos. Algumas empresas que oferecem o serviço: GOL, TAM, AZUL e OCEAN AIR. Há ainda empresas que oferecem preços de várias passagens aéreas, dando a possibilidade para o cliente escolher a que tem o melhor custo benefício: Shopping UOL, Submarino Viagens e Americanas Viagens.

Check-in online

Quem viaja de avião com certa freqüência sabe como é chato fazer check-in no aeroporto. Além de ter que chegar com um tempo de antecedência, há ainda o problema de filas nos balcões de atendimento. Para tentar diminuir a dor de cabeça do passageiro, as empresas aéreas fazem o processo de check-in pela internet.

Para dar início ao check-in via web, a pessoa que pretende viajar deve fazer um cadastro no site da empresa e informar dados como o número de identificação da passagem. Nesta etapa, algumas empresas pedem que os passageiros informem se haverá bagagem comum ou só bagagem de mão.

No caso de usuários que vão viajar com bagagem, eles devem emitir um cartão de embarque, disponibilizado no fim do check-in, e despachar as malas em um balcão da empresa exclusivo para check-ins feitos pela internet.

Mesmo em empresas aéreas internacionais, o serviço, também conhecido como Web Check-in, é bem intuitivo. Basta preencher dados como nome, número do embarque ou código de reserva.

Hospedagem

Para quem não abre mão de conforto na hora de se hospedar, as grandes redes de hotéis disponibilizam a reserva de quartos pela internet. O único problema para o público brasileiro é que algumas redes têm sistemas de reserva em inglês.

Quanto a reserva em si não há segredo, o usuário deve acessar o site do hotel, selecionar os dias e o tipo de quarto e refeições que ele queira incluir no pacote. A maioria disponibiliza pagamento via cartão de crédito ou no próprio saguão do hotel. Alguns sites de redes de hotéis: AccorHotels, Blue Tree Towers, TravelInn, entre outros.

Agora, quem quer uma opção mais barata e simples, pode procurar os albergues. Com diárias mais baratas que hotéis, os albergues são hospedagens com quartos coletivos, banheiros e, às vezes, com cozinha que oferece refeições. Alguns albergues tem área de lazer com piscina e campo de futebol.

Ainda que haja alguns serviços online para reservas de albergue como o Hostels Club ou o Vou de mochila , ambos com pagamento em dólar, o mais recomendável é que a pessoa que queira viajar, procure endereços de alojamento no Brasil  pela internet e ligue para o local para pedir mais informações. Geralmente, quem tem a carteirinha de hostelling international, uma associação que reúne albergues em todo o mundo, tem descontos nos preços.

Vacinação

Para viajar para estados ou países, com riscos iminentes de doenças, o viajante deve, primeiramente, verificar no posto de saúde público mais próximo se está com todas as vacinas em dia. O próximo passo é entrar no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e consultar quais destinos apresentam surtos ou focos de doenças.

Outras informações

Outros detalhes como o procedimento para tirar passaporte e a cotação de moedas podem ser encontradas, respectivamente em UOL Viagens e no UOL Economia .

Você tem outras dicas sobre como usar a internet para programar uma viagem? Conte no Fórum do UOL Tecnologia.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host