UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes

27/11/2009 - 20h05 / Atualizada 27/11/2009 - 20h16

Mochileiros fazem da internet uma grande aliada para planejar aventuras

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia

Para quem acha que fazer um mochilão é uma tarefa simples, que requer apenas o espírito aventureiro e a mochila nas costas, está enganado. Viajar de forma independente requer muita pesquisa e planejamento com bastante antecedência. É o que alerta Silnei Andrade, fundador e webmaster do Mochileiros.com.

"O pior de todos os erros de um mochileiro de primeira viagem é a falta de informação ou a preguiça de procurá-la. Se você viajar desinformado irá encarecer a viagem e pode acabar entrando em alguma roubada", ressalva Andrade.

A internet traz uma infinidade de sites que podem ser usados pelos mochileiros, seja para buscar informações sobre os destinos (história, política, economia, zonas de risco de guerras ou epidemias), como para fazer reservas em hostels e comprar passagens.

O proprio Mochileiros.com surgiu justamente para ajudar os backpackers a partir do fórum do Portal Mochila Brasil em 1999. "A idéia do Mochila Brasil era desenvolver um jornalismo direcionado a estes público e mercado, trazer matérias sobre destinos, mas também informações sobre o Backpacker Tourism que é pouco divulgado do Brasil", afirma.

O detalhe que chama atenção é que 100% do conteúdo do site é feito de forma colaborativa. Além do fórum, ele oferece ferramentas de álbum de fotos e perfil para adicionar amigos e receber ou enviar recados, ou seja, funciona como uma rede social para o público mochileiro. Já são mais de 80 mil usuários e 450 mil visitas únicas mensais no site.

Onde buscar informações

Andrade explica que além do próprio Mochileiro.com, outro grande aliado do viajante atualmente é o Twitter. “Depois que a ferramenta de listas ficou disponível, facilitou a vida dos usuários”, afirma.

O Twitter do Mochileiros.com traz listas interessantes com promoções de passagens aéreas, dicas de albergues, secretarias de turismo, editorias de turismo, portais de internet, guias impressos e jornais de todo mundo.

Outro endereço interessante a ser visitado na Web, destaca Andrade, é o Lonely Planet, especificamente a seção Community do site, que traz blogs de viajantes e o fórum Thorn Tree.

“Para aqueles que gostam de fazer trilhas e possuem GPS, há um ótimo banco de dados de tracklogs no GPSies.com. O Travel Pod é outro bom lugar pra pesquisar. É um servidor de blogs com viajantes do mundo todo”, aponta Andrade.

Mas, se quer conferir antes algumas fotos dos destinos, o Flickr dá uma mãozinha: use a busca do site para achar a cidade ou local pelo qual quer passar. O canal Viagem do UOL  traz um grande número de informações.

Para fazer reservas em albergues ou hostels em 170 países, há o Albergues do Brasil, todo em português e o HostelWorld.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host