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02/12/2009 - 17h33 / Atualizada 02/12/2009 - 18h05

Simplicidade e interação são grande trunfo de jogos para Facebook

FLÁVIO MOREIRA | Para o UOL Tecnologia

De olho no potencial das redes sociais, os aplicativos têm sido um dos principais motivadores para a crescente audiência do Facebook. Pioneira ao abrir sua interface de programação, a rede tornou-se um ambiente amigável para a migração dos jogos online. Dentre os games com maior número de adeptos, lideram o ranking o Mafia Wars e o FarmVille, ambos desenvolvidos pela Zynga Games. 

O grande trunfo desses jogos está na sua capacidade de cativar o usuário logo nos primeiros passos com sua simplicidade, interação e a sensação de recompensa proporcionada pela experiência. Assim como a maioria dos jogos da Zynga, a estrutura baseada em status motiva a continuar jogando. “O sistema de recompensa imediata incentiva o jogador a voltar. A simplicidade do jogo também contribui, pois não exige tanta dedicação do usuário”, explica Luli Radfahrer, PhD em comunicação digital. 

Para explicar tal ascensão, Radfahrer faz um paralelo com o advento dos jogos para Nintendo Wii: a combinação entre a experiência diferenciada e a simplicidade do jogo é o que o torna agradável e abrangente. “Ao jogar FarmVille, não estamos jogando contra ninguém. Não há um comprometimento obrigatório. Voltamos porque cada tarefa nos proporciona uma recompensa”, explica.

Há pouco mais de dois meses, após uma cirurgia, o estudante Daniel Guimarães viu no FarmVille um bom passa-tempo para sua recuperação. Hoje, no nível 31 do jogo, Daniel dedica duas horas diárias ao cultivo da sua “fazendinha”. “Estudo agronomia e me interessei. Não me aventurei nos outros jogos, mas o Farmville é uma ótima distração ”, diz.

Apesar da dedicação, Daniel diz manter sob controle o “vício” e se recusaria a pagar para obter benefícios e destravar permissões no jogo. “A dica que eu dou é ter paciência e prestar atenção no tempo que cada produto demora para poder ser colhido... e claro, consulte um bom agrônomo”, brincou.

Diferentemente do estudante, existe muita gente disposta a pagar para obter benefícios no jogo. No FarmVille, por exemplo, é possível pagar U$ 5 para obter 7.500 Farm Coins – unidade de dinheiro virtual usada no game. Há, neste caso, um ciclo no qual o jogador identifica vantagens em pagar para jogar. “Depois de adicto ao jogo, a necessidade de recompensa é cada vez maior e constante. Quando ele [o jogador] passa desembolsar dinheiro para isso, a recompensa perde o sentido, dando o lugar para um novo consumidor”, explica Luli Radfahrer.

O outro lado da moeda

Apesar do sucesso angariado pelos jogos do Facebook, há também quem se incomode com as inúmeras notificações que aparecem na página inicial da rede social. “Eu jogo e gosto do Mafia Wars, mas acho que as atualizações deixam a minha página muito poluída”, diz o jornalista Márcio Alves. “Gosto de acompanhar as notificações dos meus amigos, mas confesso que nem presto mais atenção nos avisos dos jogos”, completa.

Para quem sofre com o mesmo problema, basta configurar a sua página de notificações. Para isso, clique no ícone “Notificações” e, em seguida, em “Ver todas”. Na nova página que será aberta, há a opção de visualizar as notificações enviadas por você, por seus amigos ou ambos. Além disso, você também poderá selecionar sobre quais aplicativos e jogos deseja ser atualizado.
 

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