UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

15/07/2009 - 07h01

Busca na página recebe aperfeiçoamento

DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia
Procurar por uma palavra específica nos atuais navegadores é uma tarefa das mais fáceis. O comando, em todos os programas, para abrir a busca, é Ctrl+F. No Chrome e no Internet Explorer, um campo de busca se abre no canto esquerdo e direito, respectivamente, abaixo da barra de endereços. No Safari (no alto, próximo à barra de endereços) e no Firefox (no rodapé, próximo à barra de status) uma nova barra de ferramentas é aberta.

Algumas diferenças sutis existem entre eles. O Firefox é o único que não conta o total de ocorrências da página, deixando apenas parte da busca selecionada. No Safari, a tela fica escurecida e os resultados selecionados em um campo em estilo de balão, o que dá bastante destaque em páginas apinhadas de elementos.

No IE, todos os resultados aparecem selecionados e um deles aparece com cor diferente. Por último, o Chrome mostra todos os resultados selecionados e marcas amarelas na barra de rolagem, para mostrar a posição aproximada na página em que os resultados se encontram, muito útil para páginas muito longas.

A busca do Opera é a única que destoa, abrindo uma janela no meio da tela e fazendo a busca um pouco mais difícil. Além dessa opção, acessada com o mesmo Ctrl+F dos outros programas, a tecla . (sim, o ponto) abre um campo de busca no canto inferior esquerdo da tela. No entanto, esse campo some sozinho quando não é utilizado por alguns segundos, inclusive, apagando o que havia sido digitado.

Busca na web

Atualmente todos os navegadores contam com um campo de busca na web, que fica ao lado do campo de endereço dos sites. Apenas no Chrome não existe um campo só para isso, pois a busca é feita no mesmo lugar em que se digitam os endereços.

Os programas também passaram a disponibilizar uma maneira mais fácil de digitar endereços de internet. Quando um endereço começa a ser digitado, os navegadores buscam no histórico, automaticamente, resultados que se igualam ao que está sendo digitado. Quando o site procurado aparece, basta selecionado com a ajuda das setas do teclado e digitar Enter, ou clicá-lo com o mouse.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host