UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

15/07/2009 - 07h01

Clientes incorporados são difereciais do Opera

DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia
Dos cinco browsers deste comparativo, apenas dois possuem um atalho para acessar as opções, o Opera e o Safari. No Opera, a tecla de atalho é Ctrl+F12. As configurações gerais são apenas três: como o programa vai inicializar (podendo ser com a última sessão, com sessões salvas, com a página inicial, com o Speed Dial ou com uma caixa de diálogo que pergunta o que fazer a cada inicialização). Alí também é configurado o bloqueio de pop-ups e o idioma.

O Opera permite que dados que o usuário usa frequentemente em formulários, como nome e endereço, sejam salvos no navegador para uso rápido. Também é possível gerenciar as ferramentas de busca na web.

Um recurso do Opera, atualmente, é exclusivo: a navegação com gestos de mouse. Isso permite navegar com menor uso dos botões na barra de ferramentas ou atalhos no teclado. Avançar e retornar páginas visitadas por exemplo, pode ser feito clicando com o botão direito do mouse e o movimentando para a direita e esquerda, respectivamente.

Outras duas funções exclusivas do Opera são seus clientes de torrent e compartilhamento de arquivos. O cliente de torrent é básico e identifica automaticamente quando o usuário tenta baixar um arquivo do tipo. Não é possível fazer acompanhamento do download dos arquivos de maneira detalhada, como nos clientes dedicados apenas a torrent.

O Unite é um novo recurso em que os usuários do Opera criar podem listas de compartilhamento, sendo possível escolher que tipo de arquivo dividir e com quem. Para isso, é preciso criar uma conta no site do Opera. Depois disso, também é possível acessar remotamente a biblioteca de mídia, deixar lembretes online para si mesmo, desde que o computador em casa permaneça ligado e conectado à internet e ao serviço.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host