UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

15/07/2009 - 07h01

Gerenciamento de favoritos e histórico facilitam retornar a páginas importantes

DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia
Ter endereços favoritos no navegador é uma função presente há tanto tempo que é quase impossível imaginar um sem. O atalho para guardar um endereço nos favoritos é o mesmo em todos os softwares, Ctrl+D.

A diferença está, principalmente, na forma de gerenciá-los. O mais interessante atualmente é o Safari, que mostra os favoritos no formato de Cover Flow, ou seja, mostra uma foto de todos os sites guardados. Assim como no iPod (capas de álbum, neste caso), nem todos os sites aparecem em todos os momentos, mas ainda assim é um recurso muito útil.

É necessário, para continuar exibindo as abas atuais e também os favoritos, abrir uma nova aba, pois é onde os favoritos aparecem. Para acessá-los, há duas maneiras: menu Favoritos > Mostrar todos os favoritos, ou então o atalho Ctrl+Alt+B. Esta aba não serve somente para mostrar os favoritos, mas também o histórico.

Nos outros browsers, a diferença está, basicamente, onde os favoritos aparecem e qual o atalho para acessá-los. No Firefox e no Opera, o Ctrl+B abre um menu do lado direito. No Internet Explorer, o menu também é lateral, mas acessado com o atalho Alt+C. No Chrome, não há um menu de favoritos, mas uma barra, que fica posicionada entre a barra de endereços e a janela do navegador, também acessada com o atalho Ctrl+B.

Na aba de favoritos do Safari, é possível organizá-los em pastas. Em todos os outros softwares há o gerenciadores de favoritos, acessados com o comando Ctrl+Shift+B (Firefox, Opera e Chrome) ou apenas Ctrl+B (Internet Explorer). Todos aparecem em uma caixa de diálogo, exceto no Opera, em que o gerenciador é aberto em uma nova aba.

Downloads

Das funções apresentadas primeiro pelos concorrentes, o gerenciamento de downloads é a única característica que o Internet Explorer ainda não copiou. Todos os outros apresentam uma lista de downloads em ordem cronológica. Opera e Chrome abrem uma nova aba com o comando Ctrl+J. Firefox e Safari abrem uma caixa de diálogo com o comando Ctrl+J e Ctrl+Alt+L, respectivamente. Em todos eles, quando se digita parte do nome do arquivo a lista é diminuída.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host