UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

15/07/2009 - 07h01

Navegação com abas facilita tarefas cotidianas

DANIEL ANDREAZZI | Do UOL Tecnologia
O primeiro browser a permitir a navegação com abas, que evita um amontoado de janelas abertas, foi o Opera, que não se aproveitou dessa vantagem para abocanhar uma fatia de mercado por ser, naquela época, pago.

Hoje, a navegação com abas do Opera poder ser feita de três maneiras com os comandos Ctrl+Tab e Ctrl+Shift+Tab: abrindo uma lista das abas com ciclo pela ordem de utilização, pela ordem na barra de abas, ou sem abrir a lista (também com ciclo na ordem da barra). Também é possível escolher se o Opera vai exibir miniaturas das páginas durante o ciclo (o que não funciona se o modo de não mostrar a lista estiver selecionado).

Além disso, os comandos Ctrl+1 a Ctrl+9 abrem na aba selecionada os sites que estão assim numerados no Speed Dial, os favoritos dos favoritos, o que também acontece no Safari. Nos outros programas, esses comandos levam à primeira a oitava e à última aba entre as abertas.

O Safari leva alguma vantagem pois os comandos Ctrl+Tab e Ctrl+Shift+Tab movimentam a aba selecionada para direita e para a esquerda, assim como no IE. O problema é que essa combinação de teclas é parecida com o atalho para mudar o idioma do teclado (Alt+Shift) e também seu layout (Ctrl+Shift, em teclados em inglês, como em notebooks importados, isso é importante por causa dos acentos).

Nesse ponto, Firefox e Chrome levam vantagem pois também aceitam os comandos Ctrl+Page Up e Ctrl+Page Down para selecionar as abas à esquerda e direita, respectivamente, facilitando a tarefa.

Para abrir e fechar abas, os comandos são padronizados: Ctrl+T para nova aba, Ctrl+W para fechar, Ctrl+Shift+T para reabrir (a não ser no Safari, onde não existe essa opção) e Ctrl+Shift+W para fechar todas as abas.

A maneira em que as abas ficam dispostas também tem diferenças. No IE, Safari e Firefox, as abas vão diminuindo de tamanho, mas em determinada quantidade, as abas ficam escondidas. No IE e no Safari, é possível clicar em uma seta ao lado esquerdo da barra de abas e ver uma lista completa das abas abertas. No Firefox, além disso, é possível usar a roda de rolagem do mouse para movimentar as abas na barra.

Já no Chrome e no Opera, o tamanho das abas vai diminuindo, não importa quantas delas estão abertas. Uma boa característica do Opera é abrir uma miniatura do site quando o cursor do mouse é colocado sobre uma aba.

A ordem das abas sempre pode ser reorganizada com arrastando-as na barra de abas. Já o Chrome inaugurou a capacidade de, tirando a aba da barra transformá-la em uma nova janela (no que já foi copiado por Firefox e Safari).

Em todos os navegadores, clicar em um link com a tecla Ctrl pressionada, abre o link em uma nova aba. Já Ctrl+Alt abrem o link em uma nova janela. div class="modleiamais center modulos grande">

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host