UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Navegadores

18/09/2009 - 16h00

Saiba alterar o zoom de páginas da internet

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia
Você já abriu seu navegador de internet e as letras apareciam enormes e mal cabiam na tela do computador? Ou as fontes estavam tão pequenas que você nem conseguia ler o texto?

  • Arte UOL

    Saiba como aumentar ou diminuir o zoom de páginas da internet

O UOL Tecnologia preparou tutoriais que ensinam como alterar o zoom —para aumentar, diminuir ou voltar ao tamanho normal— nos browsers mais usados: Internet Explorer 6, Internet Explorer 7, Internet Explorer 8, Firefox 3 e 3.5 e Chrome 2.0. Se você usa Mac, também pode descobrir como alterar o zoom no Safari 4.

Normalmente, o zoom acontece quando o internauta, por acidente, aciona o scroll (a roda do mouse) com a tecla Ctrl pressionada. Ou, então, quando altera o tamanho da fonte em um site, mas esquece de retornar à configuração padrão. O browser lembra as alterações e pode fazer com que alguns dos sites visitados mais tarde pareçam estranhos, desconfigurados.

A confusão com a roda do mouse acontece porque ela é muito usada para rolar as páginas da internet para cima e para baixo, para uma melhor navegação.

No Internet Explorer 6 e no Firefox 2.0, se você pressionar a tecla Ctrl e mover a roda para frente (sentido horário), o tamanho das letras diminui, já se você mover o scroll para trás (anti-horário), as letras aumentam. No IE 7 e 8, Firefox 3 e 3.5 e no Chrome 2.0 e 3,0 acontece o contrário — roda para frente: fonte aumenta; roda para trás: fonte diminui.

Além de alterar o tamanho do texto, o comando (exceto para o IE 6) também muda o tamanho das fotos. Assim, é comum a página inteira ficar "bagunçada", com anúncios em cima do texto e sobreposição de objetos. Isso ocorre porque a página foi desenhada para o tamanho padrão de letra, o médio.

Alguns sites possuem o tamanho da letra fixo. Por um lado, não existe o problema de desconfigurar a página, mas, por outro, é desaconselhável pois limita a autonomia do usuário na hora de navegar. Pessoas com baixa visão, geralmente usam o comando para visualizar melhor os sites.

Outro ponto importante no tamanho do que você vê na sua tela é a resolução do monitor. Quanto menor o número, maior o tamanho; quanto maior a resolução, menores parecem os objetos na tela. Você pode alterar a resolução clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho. Escolha a opção Propriedades e, então, em Configuração.

Se tudo isso não resolver o problema, talvez seu computador não tenha a fonte Verdana, usada por diversos sites, inclusive o UOL. Neste caso, reinstale a fonte.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host