UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

05/12/2008 - 07h00

Como montar uma rede doméstica com Windows, Mac OS X e Linux

JOÃO BRUNELLI MORENO | Para o UOL Tecnologia
Às vezes, ter apenas um computador em casa não é o suficiente para dar conta das necessidades de toda família. Trabalhos escolares, conversas com amigos, pesquisas e vídeos estimulam que se tenha mais de uma máquina por residência e a solução é a montagem de uma rede doméstica, com duas ou mais máquinas compartilhando sua conexão banda larga e trocando arquivos entre si.

Mas como fazer quando um dos computadores quebra a hegemonia da Microsoft e vem instalado com Linux ou Mac OS X? O UOL Tecnologia preparou esse tutorial para resolver essa questão.

Existem várias distribuições (versões) do Linux disponíveis na Web gratuitamente mas, por sua popularidade, para esse teste foi escolhido o Ubuntu 8.10.

O Windows utilizado foi o XP, mas o leitor pode seguir as mesmas instruções se utilizar o Windows Vista.

Como deve ser a rede

Além do modem, que recebe o sinal de sua Internet banda larga, para montar uma rede doméstica você precisará de um roteador e, no caso de dois computadores de mesa, cabos de rede o suficiente.

Sem as configurações corretas, as duas máquinas se conectam à Internet, mas não a uma rede doméstica, impedindo a troca de arquivos entre as duas máquinas.

Para saber como montar a rede e configurar cada um dos sistemas operacionais, clique aqui e acompanhe o passo-a-passo.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host