UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

30/03/2009 - 06h59

Oito serviços de microblog (que não são o Twitter)

LUIZ FUKUSHIRO | Do UOL Tecnologia
Que o Twitter bombou, bombou. Mas nem só de Twitter é feito o mundo do microblogging. As mensagens curtas misturadas a uma rede social resultaram em diversos serviços, que não se prendem somente ao texto: é possível postar vídeos feitos pela webcam e mensagens de voz. Veja abaixo oito alternativas ao Twitter, mas que também permitem mandar micromensagens.

TWITTER

  • Reprodução

    Cinta permite postar no Twitter cada vez que o bebê chutar

  • Reprodução

    Aparelho twitta para avisar quando planta precisa ser regada

Jaiku
Mantido por engenheiros voluntários do Google, este é talvez o serviço mais similar ao Twitter. No Jaiku é possível postar mensagens curtas, chamadas pelo site de "jaikus", incluindo ícones e a sua localização, além das funções já conhecidas, como personalizar o fundo da sua página. Conta também como diferencial a possibilidade de incluir feeds da web e ver o calendário e onde estão seus amigos pelo Jaiku Mobile. As tags (quando alguém escreve uma palavra colocando # no início) viram canais que agregam todas as mensagens dentro do site.

Tumblr
A principal função do Tumblr é compartilhar fotos, sites, vídeos, frases, enfim, tudo de legal que você encontrar pela web. O sistema é bem parecido com o Twitter, e o site já conta com mais de 90 milhões de posts.

FriendFeed
O FriendFeed centraliza todos as suas contas no YouTube, Flickr, itens compartilhados no Google Reader e no Digg, entre muitos outros e mostra aos seus amigos. Você pode ver todas as pessoas que você segue e conferir o conteúdo que eles compartilham.

Brightkite
A ideia principal do Brightkite é saber o que anda rolando perto de você: ele mostra as atualizações mais recentes de pessoas da sua cidade. Dependendo de suas preferências de privacidade, você pode conhecer pessoas novas que estão na rede bem aí do seu lado. Se você mudar de lugar, você atualiza seu status. Você pode recomendar lugares e conhecer o que as pessoas estão indicando — embora a maior parte das pessoas poste como no Twitter.

MySay
Para o MySay, mensagens de texto são muito chatas, o legal mesmo é falar e ouvir. Para isso, criaram um "Twitter de voz": você liga do seu celular para o serviço e sua mensagem fica disponível online. Dá para ouvir no site ou no seu próprio celular. Por depender de operadoras, o serviço não é mundial e ainda não está disponível no Brasil.

Hictu
A ideia inicial do Hictu é que ele fosse um microblog de vídeo. Você entra no site, se cadastra, liga a sua webcam, grava seu recado e pronto. Mas o site também permite postar vídeos do YouTube, áudio e mensagens de texto.

I Rate My Day
Para quem quer criar um gráfico que mostre seu humor durante o mês, o I Rate My Day faz isso facilmente: há cinco níveis de humor, que vai de muito ruim a muito bom. Toda vez que você "troca de humor", muda o seu ranking e pode postar uma mensagenzinha. Depois de um tempo você pode conferir como vai o seu humor diário, assim como o de outras pessoas que utilizam o site.

MoodMill
No mesmo estilo do I Rate My Day, o MoodMill é para aqueles que querem compartilhar seu humor, representado por um bichinho que lembra muito o Rocket, aquele monstrinho do Dragon Quest.

Plazes
Para aqueles que nunca estão parados no mesmo lugar, o Plazes é uma boa ferramenta de microblogging. Por GPS ou mensagem de texto, você envia a sua localidade e vê quem está por perto. Dependendo do lugar, ainda dá dicas de restaurantes e locais interessantes para serem visitados.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host