UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

12/08/2009 - 08h01

Navegadores oferecem gerenciadores de favoritos com integração com a web

SÉRGIO VINÍCIUS | Para o UOL Tecnologia
A cada nova versão, os fabricantes de navegadores incorporam recursos mais avançados aos seus produtos. Os gerenciadores de favoritos também se beneficiam desses avanços. Alguns deles permitem, inclusive, integração com a web e acesso aos favoritos em qualquer lugar.

O browser Opera, por exemplo, conta com um editor de marcadores, como são chamados pelo navegador, que além de renomear páginas e adicionar URLs, também importa e exporta favoritos de outros browsers.

Entretanto, um dos pontos fortes do Opera em relação aos favoritos é a possibilidade de exportá-los para um servidor da empresa que o desenvolve. Ao sincronizar o navegador com o site da empresa, os favoritos são enviados para lá e, depois, podem ser acessados e importados de qualquer outro computador que tenha o Opera funcionando. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve ser cadastrado na comunidade Opera, no site da empresa.

Já o Firefox, além de ter um competente editor de favoritos, prima pelos add-ons que permitem trabalhar mais facilmente com favoritos. Um dos mais populares é o Foxmarks.

O programinha trabalha em segundo plano e mantém os favoritos sincronizados. Além disso, se o usuário estiver longe do computador que contém o navegador com os favoritos, ele pode acessar os bookmarks online, por meio do site da extensão.

Para outros navegadores que não contam com boas soluções de gerenciadores de favoritos ou mesmo integração com a web nesse quesito, uma dica é optar por editores de bookmarks 100% online, ou optar por gerenciadores de marcadores.

Esses sites permitem que o usuário envie diretamente para a internet suas páginas favoritas. Uma vez cadastrados, os bookmarks podem ser compartilhados com amigos ou acessados de qualquer computador conectado à rede.

Entre os sites mais populares que funcionam como "bookmark virtual" estão o Delicious, o FavoritosBR e o Only2Clicks.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host