UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

23/09/2009 - 07h00

Mapas colaborativos ajudam a encontrar radares e sinal 3G

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Sabe onde existe um lugar para parar sua bike? Onde estão localizados radares e lombadas eletrônicas? Ou as melhores lanchonetes para degustar uma coxinha? Já existem mapas na Web nos quais você encontra essas informações e, melhor ainda, pode contribuir para aumentar a base de dados e compartilhar seu conhecimento com outros internautas.

Mapas colaborativos

  • Reprodução

    Mapa indica onde existe sinal 3G no Rio de Janeiro

Existem diversas aplicações disponíveis para criar um mapa colaborativo. O primeiro passo é definir qual informação você quer compartilhar. Uma pessoa pode pensar em indicar locais em um bairro que estão com iluminação pública deficiente, enquanto outra quer saber onde ficam pontos de acesso livre à rede Wi-Fi. Para isto, basta indicar no mapa o endereço no qual ocorre o evento em que você pensou.

Após determinar um objetivo, é possível criar o mapa com o auxílio de serviços web como o Google Maps ou Yahoo! Local Maps, caso possua uma conta de e-mail nesses domínios, ou WikiMapps e OpenStreetMap, sites em que o usuário precisa apenas fazer um cadastro gratuito. Todos seguem basicamente o mesmo princípio, é necessário marcar o ponto no mapa e inserir as informações sobre a coordenada indicada.

Selecionamos alguns mapas colaborativos para que você possa se inspirar e, quem sabe, criar o seu.

Sinal 3G
A rede 3G é um sinônimo de acesso amplo e rápido à Internet? Nem sempre. Muitos usuários sofrem com a instabilidade do sinal e, mesmo que as operadoras indiquem que há cobertura para um número cada vez maior de regiões, na prática a rede 3G ainda necessita de ajustes. Para ajudar usuários, o Sinal 3G mapeia pontos onde o sinal é captado e seu nível de qualidade. Há um vídeo explicativo para aqueles que queiram inserir informações, mas o processo é bem simples: faça login em uma conta Google, depois clique em "Edit". Em seguida, marque um ponto no mapa e adicione as informações. É preciso colocar o nome da operadora e qual a qualidade do sinal, alguns usuários, inclusive, comentam detalhes como "sinal bom de madrugada, mas péssimo durante o dia".

Telecentros
Para aqueles que apóiam iniciativas de inclusão digital, o Mapa dos Telecentros do Brasil tem uma base de 5.482 estabelecimentos cadastrados. É possível fazer uma busca pelos telecentros por endereço ou programa. Para adicionar uma nova entrada, o usuário precisa primeiro se cadastrar no site e em seguida o próprio telecentro, marcando o local no mapa e a entidade responsável. Você pode informar se o estabelecimento está próximo a um cybercafé, telefone público ou outros telecentros.

Barulho
O jornal O Povo Online, de Fortaleza (CE), lançou um mapa colaborativo para denunciar locais barulhentos, o Wikimapp Barulho, mas é possível adicionar outros locais no país onde há incidência de poluição sonora. Para participar, acesse o site com seu e-mail e marque as denúncias diretamente no mapa. Você pode usar sua conta AOL, Facebook, Google, Yahoo!, Open ID ou pelo cadastro no Wikimapps. Marque no mapa a rua e informe o horário habitual e descrição da ocorrência. Ao clicar no marcador, aparece a opção para incluir um vídeo ou foto do local.

Crimes
Para saber quais locais não são seguros, visite o WikiCrimes. Nele, os usuários compartilham informações sobre tentativas de roubos, furtos, seqüestros, entre outros delitos. Busque ocorrências digitando, por exemplo, o nome de um bairro ou endereço desejado. Você precisa criar um cadastro e aguardar um e-mail de confirmação para ativá-la. Para inserir crime, clique em "Registre Crime" e marque diretamente no mapa. Na janela que abre, insira mais detalhes do crime e indique ao menos o e-mail de uma testemunha para confirmar seu relato e validar a entrada.

Radar
Lançado em 2008 e atualmente com cerca de 8 mil radares registrados, o MapaRadar tem o intuito de ajudar os motoristas mais apressados sobre pontos nos quais os equipamentos estão instalados. O banco de dados com a localização dos radares pode ser exportado para aparelhos GPS de diversas marcas, basta o usuário clicar no modelo que possui, baixar o arquivo e sincronizá-lo no aparelho. Para os que desejam contribuir e indicar novos pontos, é preciso antes de tudo solicitar uma senha aos moderadores da comunidade MapaRadar no Orkut. Ao final do processo em que o usuário indica endereço, velocidade máxima permitida e direção do radar, será preciso informar a senha.

Microblog dá dica rápida

Se você está em busca de uma dica fresquinha, vale a pena dar um pulo no Twitter. Procure termos como #transito, #restaurante, #bar, #exposição e ache uma infinidade de informações postadas.

Twitteiros, principalmente do Rio de Janeiro, passaram a utilizar posts via celular com #leiseca ou #LeiSecaRJ para avisar seguidores sobre pontos de blitz que estão acontecendo naquele exato momento.

Carona
Cansado do trânsito caótico que só parece piorar? O Carona Chevrolet organiza comunidades para que os usuários possam procurar e oferecer caronas. Após o cadastro, você pode cadastrar sua própria comunidade informando sua cidade de origem e local de destino, além de mostrar a rota que é feita. Você pode informar restrições como "Não-fumantes", "Música alta" e dias da semana de sua preferência.

Bicicletários e paraciclos
Uma iniciativa do Bicicletada.org criou um mapa para mostrar locais onde você pode estacionar sua bicicleta. Para incluir novos pontos no Bicicletários e Paraciclos, é necessário acessar uma conta Google. Clique com o botão direito do mouse no local desejado e peça adicionar marcador de lugar. Faça uma breve descrição do ponto, observando as convenções já utilizadas. Recifepossui um mapa semelhante, com a malha cicloviária da cidade.

Buracos
Indignados com a falta de manutenção das vias públicas, um grupo de blogueiros de Fortaleza passou a mapear Buracos colaborativamente, numa tentativa de denunciar o descaso e acelerar reparos pelo poder público. O usuário entra por uma conta Google, marca o buraco e descreve com mais detalhes sua exata localização. Embora seja uma iniciativa localizada, serve de exemplo para outras cidades que sofrem com o mesmo problema.

Salgado especial
Apaixonada por essa iguaria presente em lanchonetes, bares e padarias, uma internauta decidiu fazer um mapa com os principais locais para apreciar... coxinhas. No Mapa da Coxinha, se você quiser aumentar a rede de estabelecimentos que oferecem o salgado, entre por uma conta Google, peça "Editar". Ao clicar com o botão direito do mouse, peça adicionar marcador de lugar e preencha as informações (nome do local e endereço).

Mochilão
Jeferson Jess decidiu viajar de carona durante um ano pela América Latina. Para decidir os itinerários dessa aventura, o jornalista criou o mapa Carona Interativa para que outros internautas pudessem sugerir locais interessantes para ele visitar. O 'mochileiro' traça um itinerário dinâmico entre os vários pontos sugeridos e, apenas utilizando caronas, visita os lugares. O objetivo, conforme Jess publica no site, é "resgatar e promover o humanismo entre as pessoas, além de divulgar a prática da carona solidária". Quer sugerir um lugar para o mochileiro? Na página inicial, clique em "Enviar um ponto no mapa" e preencha o formulário com informações do local a ser visitado e como você pode ajudá-lo (alimentação, hospedagem, carona).

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host