UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

14/10/2009 - 09h55

Aplicativos do Twitter para iPhone são alternativa para usuários móveis

GUILHERME TAGIAROLI | Do UOL Tecnologia
Usar o Twitter deixou de ser algo para ser feito apenas em um computador que tem browser. Atualmente há uma série de serviços que permitem o acesso ao serviço de microblog via celular, agregando, inclusive, vários serviços interessantes como: encurtador de URL, envio de fotos ou envio de localização geográfica.

Pensando nisto, o UOL Tecnologia testou três programas para iPhone ou iPod Touch que permitem o acesso ao Twitter via internet sem fio ou rede 3G. Os programas selecionados foram Echofon, Twitterific e TweetDeck.

Conheça apps para tuítar do iPhone

  • GettyImages

O Echofon é mais apropriado para o usuário leigo, que usa funcionalidades básicas como enviar Direct Messages ou responder algum seguidor. O Twitterific tem um design muito bonito e suporta vários serviços para fazer upload de fotos. Por fim, o TweetDeck se mostrou mais completo que os aplicativos anteriores e seu uso é bem intuitivo. Confira a característica de cada um:

Echofon é alternativa para quem usa o básico

Antigo TwitterFon, o Echofon é uma opção para quem usa funções simples do Twitter. Na sua barra inferior estão os principais elementos de navegação. Clicando nos itens é possível visualizar mensagens de pessoas que o usuário segue, menções feitas ao usuário logado, as Direct Messages, as mensagens marcadas como favoritas e um campo de busca de tags

Para tuítar, basta tocar no botão que fica no canto direito superior, com o menu Friends selecionado. O aplicativo oferece a opção para upload de foto, inserção de localização geográfica e um menu que lista todos seus seguidores, em ordem alfabética, para não precisar digitar o login do twitter de quem o usuário quiser citar ou responder.

Não tem serviço para encurtar URL e o fato de ter um botão para atualizar, no canto esquerdo superior, dispensa a configuração de rotina para verificação de tweets. O aplicativo tem propagandas.

Twitterific tem design bonito e vasta opção para upload de fotos

Ganhador do Apple Design Award como melhor aplicação de rede social, o Twitterific está disponível para download em duas versões. Uma gratuita e outra paga (US$ 4,00), com alguns recursos a mais (Optamos pela versão gratuita). Após a instalação, o programa mostra a tela para logar no Twitter. Tem também a opção "Sign up for a free acount", que leva a pessoa direto para o site do Twitter, caso o usuário não tenha um conta no serviço.

Com uma interface padrão toda preta, o aplicativo ressalta os posts do usuário logado com a cor verde e o período de postagem na cor laranja, no canto direito. Em mensagens respondidas por usuários, ele ressalta na cor laranja e direct messages em azul. Mas é possível mudar tudo isso em settings. Inclusive, neste mesmo menu é possível escolher qual serviço quer usar para fazer upload de fotos (yfrog, TwitPic, Posterous e Twitgoo), a freqüência de atualização (3, 5 ou 10 minutos)e o serviço encurtador de URL.

No menu com formato de funil, no lado direito inferior, o programa filtra as mensagens respondidas, por Direct Messages, por mensagens marcadas por estrelas e seus últimos tweets. Um diferencial deste aplicativo é que ele tem um botão, no canto superior direito da tela, que aumenta ou diminui o tamanho da fonte. Além de também vir com serviço de geotag, também vem com propagandas.

Tweetdeck é fácil de usar e não tem propaganda

Dos programas testados, o TweetDeck é o mais completo e o mais intuitivo. Após instalado, o programa inicia um tutorial e a tela de login do Twitter. O TweetDeck, na sequência, oferece a opção para se logar no site do programa. Esta opção é boa para os que utilizam o programa para tuítar do desktop, pois ele sincroniza as configurações do TweetDeck instalado no iPhone.

O aplicativo, inicialmente, mostra três colunas: uma com todas as mensagens dos usuários seguidos, outra com as menções ou respostas que o usuário logado recebeu e uma terceira com as Direct Messages. Para ter acesso a elas, basta tocar em cima e as colunas se redimensionarão ao tamanho da tela do iPhone.

Além destas colunas padrão, é possível, por exemplo, criar colunas para monitorar algum resultado de busca de tag no twitter ou algum usuário, em específico. O programa ainda faz upload de imagens pelos serviços twitpic e yfrog e dispensa a configuração para atualização de tweets. É o único que não tem propagandas.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host