UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

13/11/2009 - 07h00

Conselhos em português no Facebook vão do humor à filosofia

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Quer uma piada rápida porque acordou com aquele mau humor do cão ou só precisa de um ensinamento profundo de um grande filósofo para começar bem o dia? Se você é usuário do Facebook, sabe do que estamos falando.

Com a recente enxurrada de brasileiros que desembarcaram na rede social criada por Mark Zuckerberg, agora é cada vez mais comum encontrar aplicativos em português, como os famosos testes "Que personagem é você?". Mas, o mais simples de ser desenvolvido é o aplicativo de frases. E eles se multiplicam diariamente.

"Fazer aplicativos de frases é fácil, se for um modelo simples. Quanto mais interativo, porém, mais elaborada é a tarefa. Mas é divertido, é até um jeito de fazer novas amizades. Ou quem sabe, se a pessoa for boa no assunto, pode até ganhar alguns trocados", explica Milton Aranda, criador dos Conselhos do Analista de Bagé, aplicativo inspirado na obra homônima de Luís Fernando Veríssimo. Visitam mensalmente o divã do "analista" gaúcho cerca de 700 usuários da rede social.

Foi um aplicativo que fez dois brasileiros, que não se conhecem pessoalmente, unirem esforços: César Rossetti, que mora na Inglaterra, e Noala Aquino, morador da Alemanha. Rossetti criou Heleninha Roitman, que traz frases engraçadas e perspicazes da personagem interpretada por Renata Sorrah na novela Vale Tudo (1988). Com 6.718 usuários ativos por mês, o aplicativo fez tanto sucesso que já ganhou mais de mil fãs, o que fez Rossetti pedir ajuda na sua administração.

Aquino, um dos fãs da personagem, passou a auxiliar na administração, dando ideias de novos conselhos para Rossetti e postando mensagens e vídeos na página do aplicativo. "Apesar dos conselhos politicamente incorretos da Heleninha, o que conta mais pra mim é o feedback dos usuários. É muito bacana ver as reações das pessoas", diz Aquino.

Rossetti afirma que já criou três quizes e dez aplicativos de frases. "É surpreendente como esses aplicativos te dão de certa forma liderança sobre um pequeno grupo, nem que seja por algumas horas ou minutos", brinca.

Do humor à filosofia
Há uma enorme variedade de "conselheiros" no Facebook. Você acha desde o célebre Biscoito da Sorte chinês até seu o irônico oposto, o Biscoito do Azar que sorteia frases do tipo "Se o seu dia está ruim, não se preocupe! Ele sempre pode piorar". O aplicativo aceita inclusive sugestões de novas frases dos usuários.

No rol de dicas do mundo artístico, estão os Chamegos da Marrom, com frases da cantora Alcione, Um Conselho de Chico, que traz trechos de músicas de Chico Buarque, além da Filosofia de Maysa, com desabafos da cantora Maysa Figueira Monjardim. Outra Maísa que também tem aplicativos de frases é a apresentadora mirim.

Mas para quem gosta de dicas mais profundas e pensamentos filosóficos, há outras opções. Em Conselhos de Nietzsche, veja frases aleatórias da obra do filósofo alemão. O poeta e contista americano Charles Bukowski também está na rede social, com citações como "Cada uma de nossas alegrias é uma barganha com o diabo".

Outro poeta que faz sucesso na rede social é Fernando Pessoa. O aplicativo com trechos de sua obra tem mais de 15 mil usuários ativos mensalmente.

E se você gosta mesmo é de boas risadas, não perca as dicas nonsense disponíveis de personagens como Mestre dos Magos (diretamente da Caverna do Dragão), Tantão, ou Away. Além deles, as Dicas Bafo também angariaram um grande séquito de fãs: 48 mil usuários ao mês.

O UOL Tecnologia separou outros exemplos de "conselheiros" para os leitores conhecerem.

Se ficou com vontade de criar seu próprio personagens de frases geniais, veja como fazer.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host