UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Internet e Redes > Utilitários

13/11/2009 - 07h00

Veja como criar o seu próprio aplicativo de frases no Facebook

ANA IKEDA | Do UOL Tecnologia
Se você ficou animado com os aplicativos que sorteiam citações aleatórias, criá-los não é uma tarefa complicada.

Existem aplicativos simples, criados por desenvolvedores privados. Um deles é o Quotes Creator, que vamos utilizar. O primeiro passo é instalar o aplicativo de desenvolvedores do Facebook.

Em seguida, acesse a página do Quotes Creator e crie seu aplicativo colocando o nome e aceitando os termos de uso do Facebook. Na página que se abre, complete os campos com a descrição do aplicativo, além de carregar duas fotos, uma para o ícone e outra que funciona como logo. Escolha o idioma e preencha as informações de contato.

Por último, digite as URLs para o usuário salvar a aplicação no Favoritos do Navegador (se deixar em branco, o sistema criará uma automaticamente), além dos endereços de ajuda, privacidade e termos de serviço. Salve as alterações para prosseguir e mantenha a janela aberta.

Volte para a página do Quotes Creator. Clique em Preencher as preferência do aplicativo, no item 4. Preencha os dados de API Key e Secret Key, copiando e colando da janela que ficou aberta.

No campo logo, deve ser inserido o endereço Web para a imagem. Você pode hospedá-la no Image Shack, site gratuito, ou escolher uma imagem Web. Peça para salvar as alterações.

A aplicação está criada. Agora você só precisa inserir os textos com as frases desejadas, conforme é indicado na janela aberta pelo Quotes Creator ou acessando o endereço do seu aplicativo e clicando em Texts (Textos). Cerca de 20 a 30 textos já serão suficientes para garantir a diversão dos usuários do aplicativo.

Últimas dicas de Internet e Redes

Hospedagem: UOL Host