UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Office > Excel

29/06/2009 - 07h00

Use o Excel para converter valores e formatar comentários com extensões

Daniel Andreazzi | do UOL Tecnologia
O programa mais conhecido do público que permite a instalação de outros pequenos programas que ajudam a aprimorar a maneira de trabalho é o navegador Firefox. Há, no entanto, uma série de outros programas que aceitam plug-ins ou add-ins, como o pacote Office, por exemplo. O aplicativo do Office que tem mais programas desse tipo é o Excel. Infelizmente, alguns dos mais úteis, como os que auxiliam na ciação de dashboards, só possuem versões pagas. Um deles é o Business Dashboard Template, que ussa dados nas planilhas para criar informativos gráficos, que custa US$ 19,90.

O UOL Tecnologia selecionou sete add-ins que podem ser baixados e instalados gratuitamente e que, em determinadas tarefas (geralmente as repetitivas), podem facilitar bastante e economizar tempo.

Para instalá-los, basta baixar os arquivos, salvar na pasta AddIns (C:\Documents and Settings\AllUsers\Application Data\Microsoft\AddIns) e executá-los com o Microsof Excel aberto. Caso o arquivo esteja compactado, é necessário extraí-los na mesma pasta AddIns antes de executá-los:

Ray's Tools: feita provavelmente para atender necessidades de alguém chamado Ray, este add-in instala uma nova barra de ferramentas que traz algumas funções de formatação de células (cores, linhas, direção de escrita, entre outras) e de criação de planilhas e links entre elas.

Name Manager: este add-in serve para mudar nomes no Excel, tanto de células como de planilhas, permitindo a mudança de uma só vez a partir de 13 filtros diferentes. Este é um dos add-ins mais voltados para programação.

Flexfind: este é um add-in especialmente útil para todos os tipos de público, basta que essa pessoa trabalhe com grandes arquivos. Enquanto a busca normal do Excel procura e substitui termos em apenas uma planilha de cada arquivo por vez, o Flexfind faz isso em todas as abas, ou então em todos os itens de determinado elemento, como um gráfico.

Comment Control: outro add-in voltado para um público mais amplo, permite formatar os comentários incluídos nas células das planilhas. É possível mudar a cor de fundo, o tipo e a cor da fonte e a cor do indicador de comentário.

Google Search: esta ferramenta permite que o usuário do Excel faça buscas no Google diretamente da janela da planilha (ou código-fonte Visual Basic). Além disso, consegue armazenar os resultados da busca em uma planilha (ou banco de dados do Access, já que o add-in funciona também no Word ou no Power Point).

Table of Contents: este add-in serve para criar, rápidamente, um índice das planilhas do arquivo, inclusive, com a localização dos itens.

Unit Converter: essa extensão pode ser útil tanto para usuários de recursos mais simples, do Excel, quanto para usuários avançados. Além de ser curioso e até divertido. Essa fórmula é capaz de converter desde distâncias, velocidades e volumes, até viscosidade, radiação absorvida e consumo de combustível.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Office

    Hospedagem: UOL Host