UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Segurança

09/10/2009 - 13h00

Encontrei um site falso, e agora?

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia
Se a sua caixa de entrada vive cheia de e-mails suspeitos pedindo o recadastramento do CPF, confirmação de dados para o banco ou insistindo para você ver as fotos da última festa, saiba que é possível denunciar.

A Rede Nacional de Pesquisa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), oferece dois e-mails para reportar os casos. Para links com vírus, basta enviar um e-mail para artefatos@cais.rnp.br. Já para páginas falsas de instituições, o endereço é phishing@cais.rnp.br. A RNP também oferece uma página com fraudes identificadas para que o usuário cheque se a mensagem recebida pode ser um golpe.

Em caso de phishing bancário ou de instituições do tipo Serasa ou Receita Federal, recomenda-se ligar para a empresa correspondente e denunciar a página ou e-mail encontrado.

"É importante entrar em contato com a empresa para que ela saiba do caso", explica André Carraretto, gerente de engenharia de sistemas da Symantec. "Se o usuário receber um link suspeito por e-mail também pode checar se há algum aviso no site da empresa sinalizando que usuários estão recebendo o golpe", alerta.

Compartilhe:

    Últimas dicas de Segurança

    Hospedagem: UOL Host