UOL Notícias Tecnologia

Dicas > Segurança

09/10/2009 - 13h00

Veja dicas de como se proteger de roubo de senha e dados na internet

CINTIA BAIO | Do UOL Tecnologia

Conheça algumas dicas simples para evitar as armadilhas do phishing —golpe que tem como objetivo, principalmente, roubar dados cadastrais e financeiros de usuários de internet. As pessoas são fisgadas por mensagens de e-mail que prometem revelações bombásticas ou cobram regularização de situação bancária ou cadastral e fazem com que elas cliquem em links que levam para páginas falsas, onde o usuário coloca seus dados.

As dicas foram dadas por André Carrareto, gerente de engenharia de sistemas da Symantec, e José Matias, gerente de suporte técnico para a América Latina da McAfee.



Ferramentas de proteção em ordem

Além de ficar de olho nos sites e links em que você anda clicando, uma boa ferramenta com antivírus atualizado ajuda a se proteger das pragas da internet. Além disso, é possível instalar aplicativos leves que ajudam a monitorar e reportar casos de phishing, como o McAfee Site Advisor, Netcraft Toolbar, Phishing Sweeper e várias extensões oferecidas pelo Firefox, por exemplo. A Barra do UOL, disponível para assinantes e não assinantes, também oferece proteção para o golpe. O UOL também disponibiliza uma cartilha com dicas de segurança.

Últimas dicas de Segurança

Hospedagem: UOL Host